Gerências Educacionais

Cursos e Formações

A Escola de Gestão Municipal de Campo Grande tem por finalidade o desenvolvimento profissional dos servidores públicos municipais, por meio de programas de atualização, cursos de formação, aperfeiçoamento, capacitação e valorização pessoal, para a consecução das atividades que culminem na prestação de serviços eficazes.

Os cursos e formações representam um instrumento imprescindível para o serviço público, que promove o exercício das atribuições de seus profissionais com maior competência, segurança e comprometimento.

A Escola de Gestão Municipal de Campo Grande possui duas divisões de capacitação:
DICAP: Divisão de Capacitação Presencial;
DICAD: Divisão de Capacitação a Distância.

As competências da Secretaria Municipal de Gestão que são atribuições destas divisões, são:

* O planejamento, a coordenação e a gestão das atividades de capacitação dos servidores municipais e a execução de ações, eventos e procedimentos que assegurem oportunidades de formação, qualificação e aperfeiçoamento profissional pela Escola de Gestão Municipal de Campo Grande;

* A definição de mecanismos de diagnóstico continuado e permanente das demandas de capacitação e qualificação profissional dos servidores públicos e colaboradores vinculados aos órgãos e entidades municipais.

Divisão de Capacitação Presencial(DICAP)

Os cursos selecionados são divulgados em cronograma mensal, cadastrados no Sistema de Capacitação online – SCAP, assim como ementa, público-alvo, ministrante, local, período e demais informações necessárias.

Os cursos promovidos pela Divisão de Capacitação Presencial abrangem as seguintes linhas de formação:

I – Formação básica para novos servidores: orientação inicial oferecida aos concursados recém empossados que visa sua inserção no serviço público, abordando temáticas pertinentes à estrutura da Prefeitura Municipal de Campo Grande;

II – Capacitação customizada: cursos solicitados pelos Órgãos e Entidades municipais para atender necessidades específicas com objetivo de capacitar, desenvolver e atualizar os conhecimentos dos servidores públicos municipais;

III – Cursos de idiomas: tem o objetivo de instrumentalizar e estimular o desenvolvimento pessoal dos servidores, bem como adequado atendimento aos cidadãos;

IV – Cursos de atualização e/ou aperfeiçoamento: visam o desenvolvimento continuado das competências para o exercício profissional;

V – Cursos de valorização pessoal e empreendedorismo: objetivam o desenvolvimento por meio de atividades que promovam a melhoria de sua saúde física e mental, bem como estimular o espírito empreendedor.

Após os Cursos e Capacitações dos ítens II, IV e V  são liberados os Certificados.

Os certificados dos eventos promovidos pela Escola de Gestão Municipal obedecem aos seguintes critérios:
I – O participante deve cumprir a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária;
II – O participante deve alcançar a nota mínima de 6,0 (seis), naqueles que exigem avaliação do conteúdo;
III – O participante fica responsável pela impressão de seus certificados, disponibilizados no sistema SCAP.

Contato:
Divisão de Capacitação Presencial:

Fixo Móvel: (67) 99988-9057.

Divisão de Capacitação a Distância (DICAD)

Esta divisão oferece cursos on-line, ou seja, totalmente a distância e cursos híbridos, que mesclam parte dos estudos a distância e parte presencial.

O cronograma de cursos é divulgado no site da Escola de Gestão Municipal e nas redes sociais Facebook e Instagram, cadastrados no Sistema de Capacitação online – SCAP, assim como ementa, público-alvo, ministrante, local, período e demais informações necessárias.

Os cursistas têm acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle onde são disponibilizados os materiais necessários para a realização do curso e o link para assistir as aulas. As aulas acontecem em tempo real através da plataforma Google Meet e em alguns casos específicos pelo canal da Escola de Gestão Municipal.

Ao buscar uma qualificação profissional, se aperfeiçoar e aprender a solucionar os problemas surgidos em sua área profissional, o servidor estará optando por aprimorar a qualidade de seu trabalho, frente às dificuldades encontradas. O servidor que deseja crescer profissionalmente encontrará na Tecnologia aplicada à Educação a Distância, uma compreensão de qual metodologia utilizar para desenvolver seus trabalhos com sabedoria, e conduzirá sua vida profissional para o caminho do sucesso.

Contato:
Divisão de Capacitação a Distância