Com a intenção de proporcionar autoconfiança, tranquilidade e autonomia na gestação, um dos projetos da Prefeitura de Campo Grande, a “Oficina para as gestantes”, está levando às praticantes os benefícios na saúde física e mental. A ação conta com dois locais de atendimento, no Parque Ayrton Senna e no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Bairro Noroeste.

A nova atividade foi inserida recentemente na programação esportiva da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), dentro do Programa Movimenta Campo Grande que oferece um total de 48 modalidades esportivas oferecidas gratuitamente a toda população.

O diretor presidente da Fundação, Odair Serrano, destaca a importância do programa. “Todas as oficinas promovidas pelo programa são voltadas para levar qualidade de vida ao cidadão. Já ficou comprovada que a prática de exercícios físicos auxilia na saúde mental e física e garantem a prevenção de doenças e outras comorbidades”.

As oficinas funcionam há nove meses. As aulas incluem um momento informativo onde é tratado sobre assuntos que geram medo e ansiedade nas gestantes, como: processo do trabalho de parto, suas fases, o que fazer e o que não fazer, como montar um plano de parto, esclarecendo situações e informações cheias de mitos.

Vanessa Lopes, que pratica ginástica desde junho, comenta o que a atividade está proporcionando em sua gestação. “Estou gostando muito porque é um exercício específico para nós neste momento da gestação. Estava sentindo dores e cansaços e depois da atividade fiquei me sentindo muito bem. Não me sinto fadigada, e além dos exercícios nós conversamos sobre violência obstétrica, amamentação e juntas nos sentimos mais preparadas”.

A mais nova integrante da turma Tatiane Leopici, com 19 semanas de gestação, disse que já sente os resultados. “Fiz duas aulas e já estou achando incrível porque sentia muitas dores nas costas e quadril, que é bem comum por conta da mudança do corpo. É libertador, me sinto renovada”, comemora ela que é mãe de primeira viagem.

Sobre a oficina

O programa tem a intenção de proporcionar mais autonomia e segurança às gestantes, além do treino mental, para passar por um processo de parto natural. A oficina envolve também o preparo físico por meio da proposta do balé através de movimentos específicos para o bem-estar durante a gestação, parto e pós-parto, trazendo a eficiência dos movimentos, tanto para explorar a capacidade de relaxamento da estrutura, como de sustentação, para redução ou prevenção de dores comuns, considerando as alterações fisiológicas da gestação e utilizando-as a favor da gestante.

As inscrições e as atividades são realizadas no Parque Ayrton Senna, localizado no Bairro Aero Rancho, nas terças e quintas-feiras, a partir das 8h. O Parque fica localizado sito a Rua Jornalista Valdir Lago, nº 512.

A professora de ginástica para gestante, Renata Doula, explica os benefícios. “Os exercícios fazem parte do Método Balle, no qual as gestantes aprendem a se movimentar com mais eficiência no dia a dia, aliviando e evitando dores comuns na gestação.  Ali trabalham sequências de movimentos para terem mais força e resistência, e ainda, reduzindo a fadiga e cansaço causada pela gravidez associada ao sedentarismo”, comenta ela que garante que os exercícios preparam a mulher para o parto.

O programa Movimenta Campo Grande tem o objetivo de oferecer atividades físicas e esportivas para a população que promovam o desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer do município, respeitando as diferenças de gênero, raça/cor, etnia, geração, pessoa com deficiência, entre outras, ampliando assim suas possibilidades de escolha. O Movimenta Campo Grande conta com mais de 150 profissionais ligados à área da educação física, atendendo as sete regiões da Capital e mais dois distritos. São 80 locais de atendimento. Para este ano a previsão de atendimento para a população é de um milhão.