Prefeitura empossa 16 membros do Conselho de Proteção ao Patrimônio Histórico da Capital
Na busca por uma gestão compartilhada, a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes empossou nesta tarde (25) os 16 membros do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural da Capital. A posse aconteceu no Teatro José Octávio Guizzo. O grupo, reconduzido por mais dois anos, já colaborou com trabalhos de preservação de monumentos como O Beijo, O Imigrante, Carro de Boi e Obelisco.
“Queremos fazer uma gestão participativa sempre ouvindo os seguimentos e tomando decisões buscando o que é melhor para nossa cidade, para toda Campo Grande. Ouvindo os mais experientes seremos mais assertivos no futuro, na inovação e quando temos projetos futuros não podemos deixar a nossa história para trás, temos que valorizá-la”, afirmou a chefe do Executivo Municipal.
O grupo está ajudando a Prefeitura a resgatar o patrimônio histórico e cultural de Campo Grande, como explicou Roberto Figueiredo. “Este é um trabalho sensacional. Temos reuniões, enxurradas de idéias e sempre preocupados com nossa história. Esse Conselho é um dos mais importantes porque ele trata da memória do nosso povo. O que seria do ser humano sem a sua história. E aqui estamos falando do imaterial, que é essencial e ajudando a preservar a história de todos os campo-grandenses”, comentou Roberto, que representa os membros não governamentais.
Max Freitas, secretário da Sectur, disse que o grupo ainda terá muito a colaborar. “Sabemos da importância da preservação e pensando nisso começamos a revitalizar os monumentos e praças de Campo Grande e valorizando o que é nosso. Além disso, foi ação do Conselho a criação do Prêmio professora Maria Sá Rosa, onde premiamos pessoas físicas e jurídicas que tem trabalho voltado para a preservação do patrimônio”.
O Conselho é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e é composto por oito conselheiros titulares e respectivos suplentes. Participam da cerimônia a Carla Stephanini Sub-secretaria Municipal da Mulher, Luís Eduardo Costa, secretário Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Maria Helena Bughi, Diretora-presidente da AMHASF. e o Diretor Adjunto João Marcelo, Fundação Social do Trabalho (Funsat).
Conheça os membros
ÓRGÃOS NÃO GOVERNAMENTAIS
1 – Fundação Universidade Católica Dom Bosco – UCDB
Titular: Roberto Figueiredo / Suplente: Alessandro Campos
2 – Instituto dos Arquitetos do Brasil – Seção de Mato Grosso do Sul – IAB/MS
Titular: Perla Yassuraia Braga Larsen / Suplente: Olinda Beatriz Trevisol Meneghini
3 – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
Titular: Lia Raquel Toledo Brambilla / Suplente: Eliane Guaraldo
4 – União Municipal das Associações de Moradores – UMAM
Titular: Irwing Ferreria / Suplente: José Gondim dos Santos
5 – Instituto do Patrimônio Histórico, artístico Nacional – IPAHN
Titular: Marcos Mota Medalha Júnior / Suplente: André Vilela Pereira
6 – Instituto Histórico e Geográfico de mato Grosso do Sul:
Titular: Celso Higa / Suplente: Arlinda Cantero Dorsa
ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS
1 – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR
Titular: Max Antônio Freitas da Cruz / Suplente: Joelma Fernandes Arguelho
2 – Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbana – PLANURB/
Titular: Raína de Alencar Menezes/ Suplente: Yuri Leite Chaparro