Distritos de Anhanduí e Rochedinho receberão atenção especial das operadoras na implantação da tecnologia 5G
A Prefeitura de Campo Grande recebeu nesta sexta-feira (14) a resposta da Anatel, que acolheu o pedido do Executivo Municipal para incluir os distritos de Anhanduí e Rochedinho nos projetos para implantação da tecnologia 5G e ampliação da rede atual. No documento, apresentado no mês de novembro do ano passado em reunião que contou com a participação de técnicos do executivo municipal e do Senador Nelsinho Trad, apresentaram indicadores dessas regiões cujos estudos demonstram a necessidade de ampliar a oferta e oferecer mais tecnologia e serviços de telecomunicações nos distritos e localidades mais distantes. Dados do IBGE mostram, que juntos, os dois distritos possuem mais de 5 mil habitantes.
Para o Prefeito Marquinhos Trad, trazer o desenvolvimento tecnológico para todas as regiões, sendo elas urbanas ou rurais, é positivo para todos. “O 5G vai ajudar não só na melhoria da qualidade do serviço de telefonia móvel e velocidade de internet, mas também oferecer a possibilidade de mais empresas se estabelecerem nesses locais, além dos benefícios para a saúde, educação, segurança e lazer”, disse.
O estudo feito pelas subprefeituras através do gabinete do Prefeito, pela Agetec e pela Planurb, apontaram que esses distritos deverão receber atenção especial na implantação dessas novas tecnologias. “A resposta da Anatel atende uma reivindicação antiga dos moradores de ambos os distritos e demonstra o cuidado que a gestão tem com todas as regiões da cidade. Essa medida é mais um desdobramento positivo do projeto dessa gestão chamado Distritos Conectados e que tem como objetivo garantir que a população e trabalhadores das regiões mais distantes também sejam contemplados com melhorias e novas tecnologias oferecidas pelas operadoras dos serviços de telecomunicações”, justifica o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.
Com o parecer favorável do Ministério das Comunicações, será possível inclusive que o poder público aumente a quantidade de serviços digitais oferecidos nessas localidades e as operadoras melhorem a qualidade do sinal de telefonia móvel e internet: “O pleito dos dois distritos foi principalmente no sentido de atualizar os critérios que foram adotados lá atrás na implantação da tecnologia anterior, principalmente pelo fato de que ao realizar os estudos percebemos que na implantação do 4G não levaram em consideração informações essenciais como a quantidade de escolas, unidades de saúde, crescimento populacional, dentre outros fatores.”, completa Paulo.
Com a ampliação dos serviços de telecomunicação e a chegada da tecnologia 5G será possível ampliar o acesso à internet dos equipamentos públicos, implantar videomonitoramento e semaforização inteligente e entregar mais serviços digitais para a população.
Berenice Maria Jacob Domingues, Diretora-Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, explica que a ampliação da rede atual e a implantação da tecnologia 5G irá contribuir com o Sistema de Equipamentos Urbanos e Sociais de Campo Grande, que é um sistema composto pelas redes de equipamentos urbanos e sociais e visa a efetivação e universalização de direitos sociais. “Além disso, a conquista do apoio da ANATEL irá contribuir no conceito de cidade que o nosso Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental aborda, que é uma cidade moderna, inteligente e segura, que atue diretamente nos processos tecnológicos contemporâneos e que implante políticas de gestão e inclusão compatíveis com as necessidades de todos”, ressalta.