Última do ano: Todos em Ação na região do Vida Nova bate novo recorde e reúne cerca de 15 mil pessoas
A última edição do Todos em Ação, programa que leva serviços da Prefeitura de Campo Grande a todas as regiões da Capital, fechou o ano de 2023 com chave de ouro. As edições têm batido recorde de público e atendimentos por onde passam. Desta vez não foi diferente e cerca de 25 mil moradores da região do Bairro Vida Nova puderam contar com os mais de 300 serviços disponíveis na Escola Municipal Nerone Maiolino.
No local, foram oferecidos mais de 70 serviços envolvendo todas as secretarias municipais. Desde a edição passada ainda, a união entre a iniciativa pública e privada com o Mutirão, possibilitou a oferta de mais de 300 serviços gratuitos dos mais diversos segmentos, como, saúde, beleza, serviços de cartório, contábeis e administrativos, dentre outros, contabilizando mais de 30 mil atendimentos.
Presente no evento, a prefeita Adriane Lopes ressaltou o sucesso e a importância do evento. “Nós não temos medido esforços para atender as demandas da população e o Todos em Ação tem esse intuito, trazer a Prefeitura à região, para que os moradores tenham acesso rápido aos nossos serviços e mais do que isso, com essa parceria com o mutirão, que está sendo um sucesso, tenham acesso a mais de 300 serviços gratuitos”, ressalta.
Durante a semana, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) executam serviços de varrição, capina manual, roçada mecanizada, pintura de meio-fio, patrolamento, além de tapa buracos, substituição de lâmpadas, manutenção da fiação e limpeza de bocas de lobo obstruídas.
Natalino Garcia, morador do Columbia comprou uma casa e estava com dúvidas sobre o pagamento do IPTU. “Eu vim atrás de informação e estou saindo muito satisfeito. Soube que é última semana do Refis e ainda tenho esse tempo para regularizar essa dívida. Muitas vezes a gente não fica sabendo das coisas, quando a Prefeitura vem até nós com informação e ação, nós aproveitamos ao máximo. Está tudo maravilhoso”, comenta.
Quem passou pelo evento pode levar para casa verduras e legumes manipulados na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), adubo orgânico produzido na própria unidade, além de roupas e calçados que fazem parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC).
O Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) também esteve no evento com atendimento de clínico geral gratuito à população. “É a primeira vez que estou participando e com certeza não vou perder de novo. A gente tem um acesso muito rápido aqui, há tempos que queria ir ao dentista e fui atendida muito rápida e agora passando pelo clínico para ver algumas dores que estou tendo, é demais para a população isso”, descreve a moradora Ana Xavier Lopes.
A Subsecretaria de Bem-Estar Animal (Subea) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estiveram no local com diversos serviços gratuitos voltados para os pets, como: diagnóstico rápido da Leishmaniose Visceral Canina, vacinação contra a raiva, microchipagem em cães e gatos, atendimento médico-veterinário, encaminhamento para castração e vermifugação. Além de acolhimento de denúncias e esclarecimentos sobre escorpiões e pragas urbanas.
Maria Selma foi ao evento à procura de atendimento veterinário e diz que deu sorte pois mudou para a região há apenas três meses. “Cheguei com sorte no bairro por pegar um evento desse. Nunca tinha participado e quando fiquei sabendo trouxe meu cachorro Bibi para ser atendido pela Subea, depois vou andar e ver o que mais posso aproveitar na Ação, muito boa”, conta.
A Fundação Social do Trabalho (Funsat) ofertou mais de mil vagas de emprego, carteira de trabalho digital e atendimento da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho. O Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) realizou triagem de consulta médica, atendimento médico clínico geral e atendimento médico clínico pediátrico.
Moradora do Jardim Anache, Raquel Pereira levou o filho para tirar a primeira carteira de trabalho. “Vim com meu filho de 16 anos para tirar a carteira. Essa ação é excelente porque não preciso pegar ônibus com ele até o centro. Resolvemos tudo aqui no bairro e ainda no sábado, com calma e tempo”.
A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) levou atendimento para revalidar o cadastro das pessoas inscritas no programa de habitação social, de pagamento de parcelas e renegociação de dívidas, além de realizar o sorteio de alocação dos lotes que serão destinados às 187 famílias que residem na comunidade Mandela.
Ângela Maria é moradora do Vida Nova e além de aproveitar para conferir sua situação na Emha, saiu com as unhas feitas. “Eu sabia dos atendimentos da Prefeitura, mas nao sabia que além disso teriam outras ações como esta. Adorei e já aproveitei para sair com a unha feita para o final de semana”, diz ela que no estande de unha da representante da Avon e Natura.
A programação também incluiu apresentações culturais e musicais, gincanas, pintura facial, oficina de balão, brincadeiras para as crianças com direito a pipoca, algodão doce, brinquedos infláveis e sorteio de brindes.