A Prefeitura de Campo Grande entregou na manhã desta sexta-feira (21), três Academias ao Livre por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), sendo em três bairros da Região Urbana do Prosa: Novos Estados, Mata do Jacinto e Nova Bahia, parte do inspirador programa Movimenta Campo Grande. O momento das entregas foi de alegria e inspiração à prática de atividades físicas aos moradores, com a instalação de equipamentos modernos e variados dispositivos que beneficiam com exercícios todos os membros e músculos durante a educação física.

A ação que visa proporcionar mais qualidade de vida, está transformando praças em espaços multifuncionais, atendendo às necessidades de lazer, prática de atividades físicas e convívio social. A revitalização inclui não apenas a instalação das academias, mas também melhorias na iluminação, instalação de playgrounds, poda de árvores, novas pinturas e pistas de caminhada.

Diretamente vinculadas ao Programa Movimenta Campo Grande, promovido pela Funesp, essas academias têm o objetivo de estimular a prática da vida saudável, especialmente entre a população adulta e idosa. O foco é melhorar a qualidade de vida também dos idosos, proporcionando benefícios para as Atividades de Vida Diária (AVDs) e assim, contribuindo para um maior nível de independência e autoestima.

Os equipamentos instalados são variados e incluem: simulador de remo duplo, supino, rotação dupla vertical, voador peitoral com voador dorsal, máquina abdominal, rotação vertical duplo diagonal, remada, simulador de remo individual e simulador de cavalgada duplo. Esta variedade proporciona uma experiência de treino completa, abrangendo diferentes grupos musculares e incentivando a prática de exercícios de forma diversificada.

A academia não se limita a melhorar a saúde física dos idosos; ela também promove a socialização e o bem-estar emocional. Os benefícios são inúmeros, desde a melhoria da imagem corporal até a redução do estresse, criando uma comunidade mais saudável e feliz.

A prefeita Adriane, esteve nas inaugurações e ressaltou que o espaço traz os moradores para o convívio social e que a academia ajuda a reduzir o impacto nas filas das redes de saúde. “É um espaço de convivência para as pessoas que residem no bairro. Investir em atividade física é investir em saúde, já que diminuem as filas nas unidades de saúde através de uma academia que vai trazer bem-estar aos moradores aqui do entorno. Essa região merecia ser contemplada com esses dispositivos, é uma região com um grande número de famílias, de pessoas que trabalham o dia todo e que mereciam esses espaços para beneficiarem suas qualidades de vida”, disse.

O diretor Maicon Mommad, ressaltou a importância dos aparelhos para beneficiar a saúde das pessoas. “Ficou uma praça realmente útil e funcional para a comunidade poder usufruir as práticas do lazer, através da atividade física e da qualidade de vida. É importante termos espaços como este e a Prefeitura quer ampliar espaços como esses em todas as sete regiões de Campo Grande”.

Presidente do Conselho Regional da Região Urbana do Prosa. Mário Lúcio Oliveira, explanou sobre o avanço da região com a chegada das academias e parquinhos. “Eu cobrava desde 2019 essas academias. O nosso conselho regional é atuante. E a gente cobra sempre, estamos sendo muito bem atendidos. Eu quero agradecer muito. A gestão da prefeitura nos atendeu muito bem, sempre nos atende e fez sair do papel coisas que estavam há muitos anos nos anseios da população”, comentou.

Ruby Rita Severo, 61, do lar e moradora há 30 anos, no bairro Novos Estados, fala da emoção de ter um espaço como esse no bairro. “É ótimo, tem brinquedo para as crianças também. A praça aqui ficou muito abandonada por anos. Quando eu mudei aqui era muito abandonado. Foi há mais de 30 anos e agora veio essa academia, graças a Deus, já dá outra cara, dá um ânimo. Eu e meu marido vamos na academia todos os dias. É bom para a gente estar nessa idade que tem que fazer exercícios”.

Neo Rios, 69, professora aposentada, moradora da região há 40 anos, fala da academia. “Eu faço muitas atividades, ioga, pilates e utilizo a academia também, só que antes, usava a do Parque do Soter. Agora terei essa que está mais próxima da minha casa. Muitas pessoas podem pensar que essas academias são só de enfeite na praça, mas não, eu sou usuária e praticante assídua. A atividade eleva minha autoestima e me causa um bem-estar que dinheiro nenhum paga por isso”.

Um diferencial inovador é a instalação de placas informativas com adesivos de QR Code. Em parceria com a Agência Municipal de Tecnologia (Agetec), essa tecnologia permite que os usuários acessem, por meio de vídeos, orientações detalhadas sobre o uso correto de cada aparelho, garantindo uma prática segura e eficaz.

A manhã foi marcada por sorrisos, abraços e um sentimento de gratidão. A iniciativa não apenas trouxe equipamentos, mas também um espaço onde cada morador pode encontrar saúde, bem-estar e, acima de tudo, uma nova motivação para viver melhor.

MovimentaCG

O Movimenta Campo Grande tem o propósito de ampliar o acesso ao esporte e lazer, oferecendo atividades físicas e esportivas que contribuem para o desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer, valorizando a cultura local e atendendo às necessidades das comunidades. Com aulas ministradas em 100 locais de atendimento, o programa abrange 12.200 mil pessoas inscritas, realiza mais de 377.761 mil atendimentos por mês, e oferece cerca de 43 oficinas de esporte e lazer, contando com mais de 150 agentes sociais para atender a população.

Confira a programação:

• 23 de maio – Região do Imbirussu;
  • 27 de junho – Bethaville e região;
  • 18 de julho – Ginásio Guanandizão;
  • 25 de julho – Parque do Sóter;
  • 15 de agosto – Praça Esportiva Belmar Fidalgo;
  • 19 de setembro – Parque Tarsila do Amaral;
  • 21 de novembro – Parque Ayrton Senna;
  • 21 de novembro – Parque Jacques da Luz;
  • 28 de novembro – Praça do Belmar Fidalgo.