Uma vez por semana, Suzana para tudo o que está fazendo, senta na frente do computador e abre o coração para o psicólogo. A terapia on-line começou no dia 24 de abril e até agora foram 6 sessões, todas de graça e agendadas pelo SUS. Suzana conta que buscou ajuda porque se sentia desanimada com a vida. “Não conseguia realizar as tarefas básicas do dia a dia e não sentia prazer nem mesmo em fazer coisas que gostava, pensei que pudesse estar com algum problema hormonal”.

Ela procurou uma unidade de saúde, fez todos os exames e descobriu que não havia nada de errado no corpo, e sim na cabeça. Suzana entrou na fila do SISREG (sistema de regulação do SUS) com recomendação da médica que a atendia para um acompanhamento psicológico. “Algumas semanas depois me ligaram” relata.

Assim como a Suzana, outros pacientes passaram a ser atendidos no programa de teleconsulta de psicologia da Secretaria Municipal de Saúde. São 50 atendimentos por semana com duração de 3 a 4 meses, dependendo do estado mental do paciente.

O programa tem 9 psicólogos para atender as consultas, mas a ideia é aumentar esse contingente, segundo a chefe da divisão de telerregulação da Sesau, Nuria Parron. “A expectativa é de ampliar o acesso, já que essa experiência pioneira no SUS está dando muito certo”. Nuria conta que o índice de absenteísmo (ausência) é baixíssimo e tem sido menor do que no atendimento presencial o que, para ela, mostra a adesão e o compromisso do paciente.

Serviço on-line

O paciente que procura o SUS precisa passar por uma consulta presencial com um psicólogo, disponível em 47 unidades de saúde de Campo Grande. O profissional avalia se o paciente tem condições clínicas, cognitivas, recursos tecnológicos (computador, tablet, celular, todos com câmera) e um ambiente privativo para o atendimento. Se aprovado na avaliação, o paciente entra no SISREG.

Suzana costuma conversar com o psicólogo de casa onde se sente bastante confortável, mas quando precisou viajar improvisou um cantinho calmo e privativo, segundo ela. O tratamento já surte efeito. “Eu tenho usado as técnicas de relaxamento que o psicólogo me passa e elas me ajudam a dormir à noite”, comemora.

A digital influencer tem 146 mil seguidores no instagram e costuma postar as receitas, o treino na academia e as mudanças de hábito que a levaram a perder peso e ressignificar a saúde há 4 anos. Para Suzana não há diferença entre um atendimento presencial e um atendimento on-line. “O trabalho do profissional é excelente, ele me ajuda a olhar o que estou sentindo e passando sem ser julgada”, finaliza.

#pratodosverem   Na matéria há duas fotos: A primeira, usada na capa, mostra um homem com idade aproximada de 35 anos em frente a um notebook, durante uma chamada de vídeo; a segunda foto é da digital influencer, Suzana, durante chamada de vídeo pela câmera frontal do celular.