A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU) participou de mais uma edição da estratégia Aluno Imunizado, realizada desta vez, na Escola Estadual Zélia Quevedo Chaves, no bairro Iracy Coelho. A ação que aconteceu na sexta-feira (25) teve como foco a ampliação da cobertura vacinal de crianças e adolescentes da rede pública estadual, promovendo a atualização da caderneta de vacinação e reforçando a importância da imunização.

Com papel central na organização e na operacionalização da campanha, a SESAU levou ao ambiente escolar equipes de vacinação, estrutura logística e ações de conscientização, reforçando o compromisso com a saúde preventiva. Em alusão ao Dia D, estudantes tiveram acesso à vacinação de rotina, resgate da vacina contra o HPV, emissão da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) e atividades lúdicas com a presença especial do Zé Gotinha, que encantou a comunidade escolar com sua mensagem de proteção e cuidado.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou a importância da ação no contexto atual. “Essa estratégia reforça a nossa capacidade de chegar até os estudantes com as vacinas, especialmente em um momento crítico, onde enfrentamos desafios até mesmo para internação por falta de leitos. Prevenir com a vacina da gripe, por exemplo, é fundamental. É uma das campanhas mais importantes que estamos executando, e garantir essa cobertura nas escolas é essencial”.

Rosana também ressaltou o avanço da vacinação contra a Influenza em Campo Grande. Segundo a SESAU, até 22 de abril, já foram aplicadas 56.787 doses, sendo 33.382 em idosos e 3.708 em crianças. A cobertura vacinal já atinge 15,9% da população-alvo, estimada em 238 mil pessoas.

A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e integra esforços entre os governos municipal e estadual. A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), responsável pela coordenação da estratégia Aluno Imunizado vem fortalecendo a estratégia com a articulação entre saúde e educação.

Para o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, a campanha reafirma o papel da vacinação na promoção da saúde pública. “A vacinação é uma das estratégias mais efetivas que temos para prevenir doenças, proteger nossas crianças e adolescentes e avançar nos compromissos de saúde pública. Vacinar é garantir qualidade de vida e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o de promover saúde e bem-estar para todos”, destacou.

Criada em 2023, a estratégia Aluno Imunizado segue mobilizando escolas, profissionais de saúde e famílias em todo o Estado. A ação na Escola Zélia Quevedo Chaves é mais um exemplo de como o cuidado com a saúde pode e deve começar dentro da sala de aula — com acolhimento, informação e o reforço lúdico do Zé Gotinha.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra imagem de ação anterior.