A Prefeitura de Campo Grande, através da Fundação Social do Trabalho (Funsat) realizou nesta quinta-feira (10) a certificação das 50 alunas do “Mulheres Mil”, que participaram do curso de assistente administrativa. A solenidade aconteceu no estande da Prefeitura, no Parque Laucídio Coelho, durante a 85ª Expogrande.

Letícia Martinez (32) fez parte da sexta turma do programa com formatura pela Escola Funsat, o departamento de Educação Profissional da Fundação. “Sentimento de dever cumprido, com muitos sonhos depois dessa experiência que pretendo levar pra vida”, relatou.

Vizinha dela nas Moreninhas, Maély Patrícia Barroso Machado (29), vivenciou, na oportunidade, a primeira vez em um treinamento profissional. “E espero fazer muitos outros cursos. Com certeza,  o Mulheres Mil transformou a minha história”, disse.

Mudança de vida, também para Gabriela Silva (35), que soube da matrícula durante uma reunião do Bolsa Família. “Eu estava muito triste, precisava de uma nova perspectiva e encontrei isso na sala de aula. O diferencial deste curso não é só o de receber conhecimento, mas a troca de informações que aconteceu entre nós”, explicou.

Quem garante que sentirá saudades das aulas é Ana Carolina Ajala. “Passou rápido demais. Se pudesse viveria tudo de novo, pois aprendi muito. Sinceramente,  não fazia ideia de que seria tão transformador, agora tenho que trabalhar na função”, contou a aluna.



Edilene Silva Araújo (37), se tornou mãe, durante o período de capacitação, mas logo retomou a rotina de estudos e também concluiu a formação.

“Tinha poucos dias do curso, e ai veio a Eloah, que depois também passou a frequentar o “Mulheres Mil”. Só faltei algumas aulas, por conta do nascimento dela. Logo que pude, voltei, e estivemos juntas neste desafio, minha filha sendo a maior inspiração para o certificado”, confessou.

Já, para Ana Paula Cardoso, o programa representou mais um ponto de partida. “A gente precisa aproveitar bem cada oportunidade que aparece. Comigo foi assim na época que trabalhei no Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), nas vezes que fiz outros cursos da Funsat e não poderia ser diferente no Mulheres Mil. Esperávamos há muito tempo essa capacitação no bairro e torço para que ofereçam mais, pois a Prefeitura acerta em levar para todas regiões essas aulas”, lembra.

Mil alunas certificadas é meta

Para 2025, a Funsat indica a presença do “Mulheres Mil” nas sete regiões de Campo Grande, com a possível abertura de mais onze turmas. A meta da Prefeitura de Campo Grande é de certificar outras 610 alunas, incluindo as já matriculadas no Aero Rancho (100 alunas), e na Vila Popular (75 alunas). 

A expectativa, somando o resultado de 2024, com 340 mulheres capacitadas, é de se atingir em dezembro a marca de mil alunas com certificação através do programa em Campo Grande, mantendo a performance de uma taxa de evasão que não ultrapasse 2%.

Na tarde de sexta-feira (11), das 13h às 16h, a Funsat levará ao CRAS das Moreninhas uma edição do “Emprega CG”, com a intermediação de vagas do dia, prevista no expediente do órgão com 1.982 oportunidades de contratação.  O atendimento acontece na Rua Pariris, 330, por distribuição de senha na ordem de chegada.


Serviço:

Emprega CG Moreninhas

Vagas da intermediação de emprego da Agência Funsat (1.982 anúncios)

Horário: 13h às 16h 

Local: CRAS Alair Barbosa de Resende

Endereço: Rua Pariris, 330, Moreninhas III