Darlene Araújo Silva, 56 anos, trabalha há anos com serviços gerais. Desde que iniciou sua jornada profissional, ainda antes dos 18 anos, a moradora da Vila Nasser passou por diversas funções no mercado, mas até agora, tem uma única que agora ela poderá experimentar pela primeira vez: a de profissional certificada com uma especialidade profissional.

“Hoje estou aqui para receber meu primeiro certificado profissional: de Primeiros Socorros. Esse curso vai fazer total diferença na minha vida, pois sei que por meio dele poderei ganhar estabilidade profissional, poderei prestar um concurso com um grau de capacitação. Não importa a idade, temos sempre que lutar. E eu achei que a Prefeitura hoje, nos deu essa capacitação, a chance de termos uma oportunidade melhor na busca de uma vaga no mercado de trabalho”, conta.

Assim como Darlene, mais 1.968 pessoas receberam certificados de capacitação, sendo 1.506 certificados de quatro horas aula, referentes às palestras de capacitação promovidas pela Funsat, em 12 encontros com inscritos do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt); e certificação de mais 463 alunos de 19 cursos profissionalizantes da Escola Funsat. A ação foi promovida pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat) e envolveu 28 pastas do Executivo Municipal em circuito de seis do mês de junho. A cerimônia ocorreu no Armazém Cultural, Esplanada Ferroviária de Campo Grande.

“Primeiramente, busquei o curso de Primeiros Socorros porque temos crianças pequenas em casa, então é sempre bom ter essas informações para alguma situação de emergência. Porém, durante o curso, fui analisando que isso poderia se tornar uma profissão e me envolvi ainda mais com o conteúdo para buscar uma chance no mercado de trabalho. Hoje recebo meu certificado e vi quanta gente recebeu em diversas outras áreas profissionais que também me interessaram. É muito bom contar com o poder público nos apoiando em capacitações”, disse João Paulo Gomes, 42 anos, morador do Bairro Pioneiros, acompanhado de seu filho.

Já para a jovem Lorena do Prado Loureiro, de 22 anos, as palestras da Funsat foram necessárias para ganhar autoconhecimento e decidir quais capacitações ela poderá melhor atuar no mercado de trabalho. “Busquei a Fundação para me orientar em qual melhor curso eu deveria decidir para fazer a capacitação. E achei isso muito bacana, pois têm muitos jovens que assim como eu, não sabem que rumo seguir ao decidir uma capacitação. E eu mesma acabei por descobrir uma nova paixão, que é o marketing. Foi maravilhoso tudo isso e sei que muitos jovens também conseguiram decidir seus rumos”, disse.

As certificações entregues incluem cursos como de atendente de farmácia, auxiliar de Recursos Humanos (RH), barbeiro, Higiene na Manipulação de Alimentos, Informática Básica, Marketing Digital e Primeiros Socorros. Por semestre, cada um dos inscritos no programa é convocado a se certificar de 40 horas de capacitação, promovidas pela Escola Funsat. A carga horária pode ser concluída com a participação nos encontros de alinhamento da pasta com o público do Primt.

Gerido pela Funsat, o Primt atende com 2.500 vagas, trabalhadores que enfrentam dificuldades para serem absorvidos no Mercado de Trabalho. O programa passou recentemente por uma modernização, proposta pela Prefeitura de Campo Grande, com avanços nas cotas, entre elas a reserva para mulheres de violência doméstica e a do público PCD (Pessoa com Deficiência), sendo 10% cada uma.

Cada beneficiário recebe um salário mínimo, auxílio de alimentação nos dias de atividade e o vale-transporte. “Toda convocação do Primt é divulgada em Diário Oficial e cada um dos que fazem parte desse atendimento recebe a orientação para estudar, se aprimorar e acompanhar mais sobre as vagas anunciadas. É um trabalho completo de cuidado com as pessoas e de resgate a esperança de muitas famílias”, cita o diretor-presidente da Funsat, João Henrique Bezerra.

A prefeita de Campo Grande, Adriane, esteve presente na solenidade de entrega dos certificados e pontou a responsabilidade do poder público em ofertar para a população, capacitações para atender o mercado de trabalho da Capital. “Hoje além de oferecer cursos de capacitação, a Prefeitura também busca parcerias constantes com as empresas recrutadoras e em diversos setores como logística, frigoríficos, supermercados, entre diversos outros. Que vocês que estão saindo daqui hoje capacitados, voem, cresçam e tenham novas oportunidades”, disse.

O Ciclo de Capacitação 2024 para os beneficiários do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (PRIMT), realizado pela Fundação Social do Trabalho (Funsat) aconteceu em junho e foi ofertado em diferentes regiões da cidade, de forma a facilitar o acesso aos participantes.

Os temas abordados focaram na legislação vigente do programa no qual os participantes são beneficiários como também assuntos relevantes ao trabalhador, dentre estes destaca-se a legislação vigente do PRIMT, direitos e deveres do beneficiário, comportamento profissional, marketing pessoal, entre outros.