A Prefeitura de Campo Grande dá mais um importante passo na transparência e acessibilidade das informações públicas, desta vez com a modernização de seu portal de Serviço de Informação ao Cidadão. Além disso, gestores de todas as secretarias passaram por uma ampla capacitação visando melhorar o entendimento do sistema e o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527/2011.

Dentre os destaques estão os indicadores estatísticos que proporcionam uma visualização clara e objetiva dos dados referentes a áreas como educação, saúde, infraestrutura e transporte público. Esses indicadores oferecem uma visão ampla do desempenho da administração pública, facilitando o acompanhamento e a fiscalização por parte da sociedade.

“O novo portal e todo o sistema que fazem a gestão das informações, tanto em termos de fluxo, quanto de layout, foram desenvolvidos pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec). Essa ferramenta possibilita atender às necessidades de tramitação e gestão dos requerimentos de serviços e acesso à informação feitos a Prefeitura. Essa adequação demonstra o compromisso da administração municipal em promover transparência e prestação de contas à população”, aponta Paulo Fernando Cardoso, diretor-presidente da Agetec.

A ferramenta é gerida pela Controladoria Geral do Município (CGM) e está integrada ao sistema eletrônico de gerenciamento de documentos municipais, o que proporciona à população maior comodidade, agilidade e transparência no processo de acesso à informação. O novo portal foi adaptado para atender às exigências da Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527, estabelecendo uma organização clara e padronizada dos dados, facilitando a busca e o entendimento para os usuários.

Para garantir a efetividade da modernização do portal e o cumprimento adequado da LAI, a administração municipal promoveu uma ampla capacitação para os gestores, evidenciando a transparência de todas as secretarias do município. Durante essa capacitação, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente o funcionamento do sistema e suas responsabilidades em relação à disponibilização das informações solicitadas pelos cidadãos.

A iniciativa visa assegurar que todos os servidores estejam alinhados aos princípios da transparência e sejam capazes de responder de forma ágil e precisa às demandas de acesso à informação. A modernização do site do Serviço de Informação ao Cidadão e a capacitação dos gestores fortalece a participação cidadã e a transparência.

Para saber mais acesse: sic.campogrande.ms.gov.br/home