Prefeitura lança pedra fundamental da UPA Vet durante abertura do Reviva Mais Proteção Animal
A Prefeitura de Campo Grande, em evento realizado nessa quarta-feira (30), no Bairro Aero Rancho, realizou o lançamento do projeto Reviva Mais Proteção Animal, que por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) levou diversos programas, projetos e ações voltadas para atendimento e prestação de serviços para a população que chegou cedo ao local onde será construído o Complexo que vai abrigar a Unidade de Pronto Atendimento Veterinário – UPA Vet e o Centro de Acolhimento Transitório e Adoção de Animais.
Durante o evento, foram apresentadas as atividades realizadas em 2021 e lançados os projetos, como o Programa Animal Comunitário, assim como o lançamento do canal de atendimento do 156 para o bem-estar animal. Além disso, foram anunciadas as medidas provisórias de atendimento, até a conclusão das obras da UPA Vet e do Centro de Acolhimento. Até lá, a prefeitura vai alugar espaços provisórios para realizar castrações, consultas e orientações veterinárias.
A UPA Vet vai atender em média 600 animais por mês (consulta clínica), cerca de 60 cirurgias de emergências. Não haverá agendamento de consultas, serão por senha. Já o atendimento para a emergência de pronto atendimento será feito conforme a gravidade, como em uma UPA (humana).
Para a tutora do cão de pouco mais de um ano Wave, Helena de 64 anos disse que a ideia do programa é muito benéfica para a população não só do bairro mas de toda a cidade, pois agora terão um local onde levar o animal para uma consulta médica e atendimento diverso. “Eu trouxe o Wave, porque eu preciso saber como cuidar dele, qual a melhor ração para ele ter uma vida saudável. Trouxe para ter consulta com médico veterinário e eu vou castrar ele pelo programa”, contou.
Já outro tutor de animal, o Ricardo de 42 anos, foi até o local do evento para pegar brindes e receber informações sobre doenças em caninos. “Foi uma oportunidade para aprender quais doenças eles correm mais risco e também pegar uma senha para castrar meu animal”.
Mais de mil atendimentos foram realizados durante o evento, como encaminhamento para castração de cães e gatos, vacinação, vermifugação e microchipagem de animais.
Segundo a subsecretária do Bem-Estar Animal, Ana Cristina Camargo de Castro, “o Reviva Mais Proteção Animal foi um evento muito importante para que Campo Grande tome conhecimento dos trabalhos realizados pela Subea, e para garantir o fortalecimento das políticas públicas de proteção e bem-estar animal. A gente consegue ver a importância que os animais têm na nossa vida, na nossa sociedade, e aí a gente está aqui hoje lançando a pedra fundamental. Um sonho de todo mundo. Há muito tempo luto por isso. É uma felicidade imensa ”.
Sobre o Reviva Mais Proteção Animal
Tem por objetivo implantar ações, programas e projetos que visem a sensibilização e a conscientização da população para minimizar a crueldade contra os animais e a prestação de serviços com foco nos cuidados, saúde e bem-estar dos animais, tornando a capital mais humana e cidadã.