A Prefeitura de Campo Grande iniciou neste sábado (15), na Rua 13 de Maio, a etapa final dos 27,2 km de recapeamento planejados para o centro da Capital, abrangendo trechos de 25 ruas que somam 80 quadras, no quadrilátero formado pelas ruas e avenidas Fernando Correa da Costa, Mato Grosso, José Antônio, Calógeras. Só falta recapear 1,1 km da 13 de Maio, entre a General Melo e a Júlio Dittmar.

Os trabalhos estão concentrados no trecho da 13 de Maio próximo à Santa Casa, entre a General Melo e a Rua Amazonas. O planejamento da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) é concluir ao longo da próxima semana a aplicação do novo pavimento até o cruzamento com a Rua Júlio Dittimar, onde a via termina.

Equipes da empreiteira também vão trabalhar no domingo para garantir a liberação do trecho na próxima segunda-feira. Já está recapeada a quadra entre a Avenida Mato Grosso e a Rua General Mello, acesso ao Hospital do Trauma e ao Colégio Dom Bosco.

Segundo o secretário da Sisep, Rudi Fiorese, além do tempo, o andamento da obra (que incluiu a construção de calçadas com acessibilidade), sofreu o efeito de intercorrências como vazamentos na rede de água que precisaram ser reparados. Como o asfalto antigo tinha quase 30 anos foi preciso retirar toda capa, em alguns pontos e refazer a base com remendos profundo e reperfilar, renivelar a pista com lama asfáltica.

A revitalizacão da 13 de Maio teve uma primeira etapa em 2020 com o recapeamento do trecho entre as avenidas Zahran e Fernando Correa da Costa. Nesta etapa, explica o secretário Rudi, a intervenção foi além da aplicação de novo pavimento, reconstrução de calçadas, agora adequadas às normas de acessibilidade, nova sinalização. No trecho de 2,6 km que atravessa o centro da cidade e entra no Bairro São Francisco foi feito um grande investimento de drenagem que eliminaram pontos alagamentos em trechos para onde escoa a enxurrada que desce pelas ruas transversais.

Foram feitos 1.703 metros de drenagem

Na quadra, onde está localizada à Santa Casa, sob a pista há 534 metros de drenagem. A tubulação sobe a Rua General Mello (a partir da 14 de Julho) e entra na 13 de Maio onde foram feitos dois ramais. Um vai até perto da Avenida Mato Grosso se interligando com a tubulação já existente lá, e que termina no Segredo. Outro ramal se estende em sentido oposto até a Rua Pernambuco.

Outra frente de drenagem, com 313 metros, começa na altura da Travessa Camões e vai até a outra esquina, com a Rua Pernambuco. Esta tubulação se interliga com o trecho mais longo da rede de drenagem implantada na 13 de Maio. São 856 metros que desce pela Travessa Mário Pinto Peixoto, atravessa a esplanada ferroviária, passa pelas Ruas dos Ferroviários, Santos Dumont, chegando ao Córrego Segredo às margens da Avenida Ernesto Geisel.

Segundo o engenheiro da Sisep, Rodolfo Quevedo, em toda a área de intervenção no microcentro, além de mais de 27 quilômetros de recapeamento, foram implantados 9,2 km de drenagem, investimento que fica enterrado sob o asfalto, mas é fundamental porque elimina problemas pontuais de alagamento, além de garantir maior durabilidade ao pavimento porque haverá menos água da chuva escoando  sobre o asfalto.