A Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e em parceria com a Faculdade Insted realizaram na noite desta sexta-feira (10) a formatura de 76 Conselheiros Regionais que participaram do Programa de Capacitação dos Conselheiros Regionais. O evento aconteceu no Auditório da Faculdade Insted.

Lançado em abril de 2023, o programa contou com carga horária de 470 horas de atividades teóricas e práticas que abordaram os conceitos de administração pública, gestão ambiental e sustentabilidade e planejamento urbano. O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande (PDDUA) prevê a participação comunitária e o controle social das ações públicas, sendo que a efetivação do desenvolvimento de Campo Grande depende fundamentalmente do bom desempenho dos Conselheiros Regionais, como representantes da sociedade civil organizada, no cumprimento de suas atribuições.

“É a primeira vez que a gestão pública capacita seus conselheiros regionais, e esta iniciativa traz benefícios para a cidade, levando para as comunidades aquilo que elas realmente anseiam. É uma ação de valorização dos conselheiros regionais, pela importante contribuição no desenvolvimento, auxiliando nas tomadas de decisões e melhorias para Campo Grande”, pontua a Prefeita Adriane.

Quem está muito feliz com a conclusão do Curso de Capacitação, é a conselheira regional da Região Urbana do Anhanduizinho, Elaine Bitencourt. “Adorei o curso. Foi um momento de aprendizado muito importante para os conselheiros, aprendi muitas coisas. Obrigada a Prefeitura de Campo Grande pela excelente iniciativa e que venham novas oportunidades”, comenta a conselheira.

“Foi muito importante a participação no Programa de Capacitação, pois contribuiu para o aprendizado de como uma gestão pública pode e deve ser eficiente e eficaz para o desenvolvimento da cidade e melhoria de vida dos munícipes. Me auxiliou no entendimento das funções desenvolvidas pelos conselheiros regionais, o que corrobora para uma melhor compreensão e eficácia no papel do conselheiro perante a comunidade em que ele representa”, comenta a conselheira regional da Região Urbana do Anhanduizinho, Liliana Simionatto.

A conselheira regional da Região Urbana do Prosa, Lindamar Rodrigues também está muito feliz com a realização do Programa de Capacitação e se diz grata pela oportunidade oferecida pela administração municipal. “O sentimento é de gratidão, feliz por concluir o curso. Os conselheiros regionais são o elo mais importante entre o Poder Público e a sociedade civil organizada e esse estímulo e preparação proporcionado pela gestão municipal é determinante na melhoria da qualidade de suporte oferecido e no aprimoramento dos serviços oferecidos às comunidades”.

“A efetivação do desenvolvimento de Campo Grande depende, fundamentalmente, do bom desempenho dos conselheiros regionais e essa capacitação ajudou a ampliar os conhecimentos sobre o território e seus diversos elementos de identidade”, afirma a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues.

Ao todo, são 492 conselheiros em toda Campo Grande, compondo os 7 Conselhos Regionais, sendo 109 no Conselho Regional da Região Urbana do Anhanduizinho; 59 no Conselho Regional da Região Urbana do Bandeira; 46 no Conselho Regional da Região Urbana do Centro; 73 no Conselho Regional da Região Urbana do Imbirussu; 73 no Conselho Regional da Região Urbana do Lagoa; 55 no Conselho Regional da Região Urbana do Prosa; e, 77 Conselho Regional da Região Urbana do Segredo.

#pratodosverem   A matéria possui uma foto que mostra a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, falando aos conselheiros regionais certificados, durante a cerimônia realizado no auditório Faculdade Insted.