Prefeitura apoia ação mundial de limpeza em setembro
A Prefeitura de Campo Grande vai participar do Dia Mundial de Limpeza, que acontece oficialmente no dia 15 de setembro. O evento nasceu na Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let´s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países, que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.
Em Campo Grande, a ação acontece pela primeira vez. Em 15 de setembro, junto a diversos países, voluntários e parceiros, os campo-grandenses se reunirão para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado. Uma poderosa “onda verde” de limpezas começará na Nova Zelândia e terminará no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo.
O prefeito Marquinhos Trad explica que a gestão vai apoiar a ação e participar ativamente dentro das escolas. “A Prefeitura vai apoiar esta ação, pois entendemos a importância de dar o destino correto ao lixo. A Prefeitura já vem fazendo seu trabalho com a construção dos ecopontos, fiscalizações pelos bairros e diversos outros serviços. Este movimento vem ao encontro do que pensamos. As ações também vão acontecer nas escolas com atividades lúdicas e de participação ativa de coleta de lixo”, diz o prefeito Marquinhos Trad.
De acordo com o coordenador municipal da campanha, Yohhan Teruya, no dia 15 de setembro eles vão distribuir luvas, sacolas plásticas para todo mundo por a mão na massa e catar o lixo.
“E mais do que isso é conscientizar as pessoas a não jogar o lixo e dar o direcionamento correto ao lixo. Mostrar o exemplo. Se trata de uma conscientização que a gente precisa fazer a nossa parte. Atuar nas escolas municipais, estaduais de que a gente precisa dar o exemplo para poder construir um mundo melhor. E uma ação simbólica, mas que tem esse fundo de propagar esse discurso durante todo o ano. Lixo no chão, não!”, diz o coordenador.
Neste ano, o movimento Let´s do it está mobilizando o maior número de cidades no Brasil. Já são 160 cidades confirmadas e a meta é que 5% da população mundial participe, portanto, no Brasil, pretendemos reunir aproximadamente 10 milhões de voluntários.