A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, dedicou a manhã desta quarta-feira (1º) ao atendimento à população da Região Urbana do Imbirussu. O Gabinete Itinerante foi montado na Praça do Bairro Jardim Carioca, localizado na Avenida Sete. A chefe do Executivo Municipal conversou com os moradores junto com as equipes da Sesau, da Sisep e da Semadur.

O atendimento faz parte do Todo em Ação – A Prefeitura mais perto de você, que acontece desde 21 de maio naquela região urbana e está levando mais de 70 serviços aos moradores do Imbirussu.

Atenta, Adriane Lopes ouviu, anotou e encaminhou as soluções das demandas apresentadas. “Eu vim para atender a população do bairro. Ouvir principalmente aqueles que não conseguem ir até a Prefeitura. Grande parte dos pedidos apresentados hoje já estão em andamento, como a revitalização da praça, troca de lâmpadas, finalização da ponte, e também chegaram pedidos de atendimento médico que a Sesau já conseguiu dar encaminhamento”, relatou a Prefeita.

Em busca de informações sobre atendimento médico na especialidade da oftalmologia, o aposentado Reinaldo Siqueira, de 73 anos, saiu do local com a consulta agendada. “Eu preciso fazer uma cirurgia no olho. Fiquei sabendo da ação do Gabinete da Prefeita aqui e decidi arriscar. Para minha surpresa, ao conversar com ela, já fui encaminhado para a equipe, apresentei meus exames e a Sesau já agendou minha consulta”.

Já a dona de casa Marcia Lima, de 54 anos, decidiu ir até o local onde estava a prefeita Adriane Lopes para falar da necessidade de revitalizar a Praça do Jardim Carioca, que fica em frente da sua residência. De imediato, ela ouviu da chefe do Executivo que já existe um projeto sendo elaborado para iniciar as obras. “Eu moro no bairro há 15 anos e é muito gostoso ver a maior representante da Prefeitura vir ao nosso bairro, ouvir e resolver nossos problemas”.

Venceslau Rosa da Fonseca, de 64 anos, guarda no Polo Oeste, comemora a chegada da ponte. “Eu moro na Vila Popular e meus filhos no Nova Campo Grande, agora com a ponte vamos ficar mais próximos. Eles tinham que fazer um desvio de quase 20 km para me ver, mesmo estando no bairro ao lado”, comemorou.

Obras na região

O projeto da revitalização da Praça do Jardim Carioca, localizada em frente ao Residencial Nelson Trad, prevê pista de caminhada, arborização, academia ao ar livre e playground. Além disso, as obras continuam na Avenida 2 e serão continuadas na Avenida 7, que além da duplicação da via terá ciclovia em toda a sua extensão, desde a rotatória com a Avenida Amaro de Castro Lima.

Mais de 40 pessoas foram atendidas nesta manhã. Na região acontecem serviços de limpeza de boca de lobo, podas e remoção de árvores, revisão de luminárias, tapa-buraco e nos próximos dias estão programados patrolamento das ruas.

Na tarde de ontem (31/05) a Subsecretaria de Bem-Estar Animal promoveu orientações sobre como ter melhores cuidados com os pets, castração e orientação médico-veterinária, além da vacina antirrábica e vermifugação dos cães e gatos. Com três visitas ao Jardim Carioca, a Subsecretaria já atendeu 120 animais. Todas as atividades fazem parte do Programa Todos em Ação.

Ação Social

 Na região do Imbirussu também acontecem diversos cursos profissionalizantes. Entre eles estão o de corte de cabelo e designer de sobrancelhas, oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), que contemplaram mais de 50 alunos, com as aulas realizadas na escola municipal Fauzze Scaff Gattass Filho.

Para muitos desses alunos, a oportunidade de fazer um curso gratuito representa uma importante economia no orçamento, facilitando o investimento no material necessário para iniciar na profissão ou ampliar o próprio negócio. Essa é a meta da aluna Quezia Gabrielli Pereira Soares, que já atua na área de estética como manicure e estilista de cílios e procurou o curso de designer de sobrancelhas com foco no incremento de pelo menos 50% no seu ganho mensal.

Ela disse que a gratuidade do curso também vai ajudar a ampliar o negócio mais rápido. “Se fosse pagar um curso de menos de uma semana iria gastar em média R$ 700,00. Esse valor posso gastar com material e crescer mais rápido”, ressaltou a manicure, que em um mês chega a faturar R$ 1,3 mil, valor que ela espera dobrar a médio prazo com o aumento no número de clientes.