Passarinhada nesta segunda-feira avistou 48 espécies diferentes de aves em Campo Grande

Para celebrar o segundo ano da Lei 7.023, que reconhece o município como Capital do Turismo de Observação de Aves e institui o Dia Municipal da Observação de Aves, o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES) e a Secretaria Executiva de Cultura (SECULT), promoveram nesta segunda-feira (28) o evento “Vem Passarinhar”, um city tour gratuito com uma manhã inteira dedicada à conexão com a natureza.

Durante o passeio, que começou às 6h da manhã, na Praça do Rádio Clube, e teve como destino final o Centro de Educação Ambiental Imbirussu (CEA Imbirussu), onde os participantes fizeram uma “passarinhada” acompanhada por condutores especializados, foram avistadas quase 50 espécies de pássaros diferentes. Acesse aqui e confira os pássaros avistados no trajeto pela Av. Afonso Pena e aqui no CEA Imbirussu.
Acompanhando um avistamento pela primeira vez, Gislaine Freire, levou a filha e os sobrinhos para apreciarem a beleza das aves. “Está sendo maravilhoso, está sendo lindo, esta é a nossa primeira vez e estamos adorando”, disse Gislaine, acompanhada das crianças de 12, 11 e 4 anos.

Do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, Maricela Benites, frisa que Campo Grande é reconhecida como a Capital da Observação de Aves. “Nós temos cerca de 400 espécies de aves convivendo conosco na área urbana. Então, é um privilégio a gente conviver, mas também uma responsabilidade. Então hoje é um dia muito especial porque a gente agrega pessoas de todas as idades, pessoas que podem fazer a observação e que tem essa oportunidade de conectar-se com a natureza”, explicou.
Para o gerente de desenvolvimento turístico na SEMADES, Wantuyr Tartari, a programação foi um sucesso. “Organizamos a programação antes do final de semana e divulgamos para as pessoas participarem. A adesão era gratuita e tivemos um número expressivo de inscritos. Foi um passeio incrível, foram catalogadas só no percurso mais de 30 espécies de aves”, disse. Ele pontuou ainda que o público que é adepto desse tipo de turismo é muito fiel, mostrando o potencial turístico da ação. “Mesmo com o tempo chuvoso nós tivemos aqui praticamente 30 pessoas participando intensivamente desse evento”, afirmou.

Capital do Turismo de Observação de Aves
Com mais de 400 espécies de aves catalogadas, Campo Grande se consolida como um dos principais destinos de birdwatching no Brasil, com avistamentos que vão desde os canteiros da Avenida Afonso Pena até áreas preservadas como o Parque dos Poderes. O município também faz parte do Roteiro para o Turismo de Observação de Aves da Rota Bioceânica, que integra Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, destacando ainda mais a importância estratégica da cidade no cenário internacional.
#ParaTodosVerem As imagens mostram a Passarinhada com pessoas usando binóculos para ver os passáros e aves.