O Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec-CG) impulsiona inovação e conexão entre empresas e comunidade acadêmica e um grande exemplo disso foi o “Tech e Invest CG”, que de forma gratuita e aberta ao público, promoveu um intercâmbio de conhecimento com a participação da B3: A bolsa do Brasil, UFMS e Darwin Startups. Networking e ciclos de palestras sobre inovação e tecnologia aplicadas aos negócios e carreiras foram alguns dos atrativos.

A iniciativa foi realizada em colaboração com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio e com os idealizadores do projeto Protagonistas do Futuro, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Marcelo Turine, reitor da UFMS, afirmou que eventos como este são fundamentais para dar espaço à informação e oportunidades de incubação e aceleração de empresas para provocar mudanças na cultura e no pensamento do ecossistema empreendedor.

“Não há parque tecnológico sem a presença das universidades. Ter um espaço como esse, de apoio e parceria, é importante para os futuros empresários poderem enfrentar os desafios. Estreitar essas relações nos permite aproveitar o que as universidades têm de melhor – e, assim, podemos fazer cada vez mais conexões frutíferas”, completa Turine.

Conectando universidades e empresas

Deivid Machado, coordenador do ParkTec-CG, reforça que o espaço tem como um de seus pilares promover experiências e acesso a conhecimento para que jovens se preparem para o futuro e assimilem as transformações das profissões e dos negócios.

A parceria com o Protagonistas do Futuro é ancorada neste objetivo comum de promover a interação entre os diversos segmentos: institutos de pesquisa, empresas privadas, órgãos públicos e universidades. Formado por quatro alunos de Engenharia de Software, o projeto tem como propósito orientar carreiras em tecnologia e fomentar oportunidades dentro do próprio estado.

“Muitos alunos de eixos como Engenharia da Computação acabam indo para outros estados porque aqui no Mato Grosso do Sul não encontram oportunidades. Trazendo outras empresas para cá, conseguimos promover esse ciclo. O parque vem para centralizar todo mundo, por ser um espaço neutro e gratuito”, explicam Lourdes Oshiro Igarashi e Vinicius Feitosa, integrantes do projeto.

A união de diversas vertentes em busca de objetivos comuns foi ressaltada como um marco significativo, pois abre novas possibilidades de emprego qualificado e desenvolvimento econômico. “Juntos, podemos mostrar o nosso potencial. Somos um estado rico, bem localizado e a vinda da Rota Bioceânica aumentará ainda mais a nossa força”, completam.

Para Tainã Xavier, cientista de dados da B3, alcançar o encontro de várias vertentes que buscam o mesmo direcionamento é um marco significativo. “Um momento de suma importância, em que a comunidade está inserida neste lugar para tirar proveito da inovação tecnológica, que também vem da comunidade acadêmica”.

Parque Tecnológico de Campo Grande-ParkTec-CG

O ParkTec-CG, inaugurado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em 2023, é um polo tecnológico situado em Mato Grosso do Sul. Seu objetivo central é impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da cidade e região através da inovação, empreendedorismo e economia criativa. A infraestrutura abrangente é destinada ao suporte operacional, programas de aceleração e incubação, organização de eventos e treinamentos, facilitando o acesso à comunidade, empresas e instituições que buscam inovar.

Endereço: Avenida Rachid Neder, 760 – Monte Castelo, Campo Grande/MS
Site: campogrande.ms.gov.br/parkteccg/
Redes sociais: @parkteccg
Telefone: 67 99638 1911
E-mail: contato@parkteccg.com.br

#pratodosverem A imagem de capa mostra Marcelo Turine, Lourdes Oshiro Igarashi e Vinicius Feitosa durante fala no evento. A foto interna mostra Turine e Lourdes e a terceira foto também mostra o trio da UFMS.