Mutirão Emprega CG abre 2025 com mil vagas e reforça oportunidades no mercado de trabalho
![](https://cdn.campogrande.ms.gov.br/portal/prod/uploads/sites/3/2025/02/miturao-emprega-cg-2025-6.jpg)
A Fundação Social do Trabalho (Funsat) realizou, nesta quinta-feira (13), a primeira edição de 2025 do Mutirão Emprega CG, reunindo 20 empresas e oferecendo mil oportunidades de contratação imediata em 38 funções diferentes. O evento atraiu centenas de candidatos em busca de uma recolocação profissional, com destaque para vagas nas áreas administrativas e de atendimento, que representaram 10% das ofertas.
As equipes de Recursos Humanos realizaram triagens e entrevistas durante o mutirão que ocorreu até às 13h. Das 30 primeiras senhas distribuídas, mais da metade foi destinada a candidatos interessados em serviços de escritório e atendimento.
Um dos participantes foi Wilker Almeida da Silva, de 23 anos, morador do Jardim Los Angeles, que busca uma recolocação há 60 dias. “Fiquei sabendo do evento pelo WhatsApp e, para mim, é uma experiência nova. Me disseram que o projeto facilita bastante a contratação. Quero concorrer às vagas administrativas, seja como auxiliar ou recepcionista”, contou o estudante, que já possui experiência na área.
![](https://cdn.campogrande.ms.gov.br/portal/prod/uploads/sites/3/2025/02/Wilker-1024x684.jpg)
Jéssica Gomes, de 28 anos, foi até a Funsat sem saber que, naquele dia, acontecia um mutirão especial. “Foi uma surpresa boa, pois eu já havia me programado para vir conferir as vagas. Com as entrevistas acontecendo no mesmo momento, isso ajuda muito e ainda economiza tempo”, destacou a moradora do Aero Rancho.
Já Dacila Amanda Alfaro, de 26 anos, moradora do bairro Pioneiros, estava confiante no processo. “Estou preparada para as entrevistas, sei o que quero e já atuei na área. Na quarta-feira (12), estive na Funsat e me informaram sobre o Emprega CG e como ele agiliza os encaminhamentos. Com boas empresas participando, fica ainda melhor, porque o mais importante é conseguir a vaga”, afirmou.
![](https://cdn.campogrande.ms.gov.br/portal/prod/uploads/sites/3/2025/02/dacila-1024x684.jpg)
A iniciativa também atraiu candidatos estrangeiros, como o venezuelano Hector Betancourt, de 42 anos, que buscava uma vaga de eletricista. “O modelo do evento é excelente, me dá entusiasmo porque quero sair daqui empregado. Campo Grande é uma cidade acolhedora, que dá oportunidades às pessoas. Foi por isso que escolhi vir para cá”, disse ele, que está no Brasil há apenas 30 dias e mora no Bosque de Ávila.
Bruno César Borges Silva, de 36 anos, morador do Jardim Monterrey, participou do mutirão pela primeira vez e elogiou a organização. “Já tinha ouvido falar dos feirões da Funsat, mas nunca havia participado. Achei tudo muito bem organizado. Recebemos a lista das empresas e das vagas disponíveis, o que nos dá uma visão melhor para concorrer. A oportunidade está aí, agora depende de cada um aproveitar”, pontuou.
![](https://cdn.campogrande.ms.gov.br/portal/prod/uploads/sites/3/2025/02/miturao-emprega-cg-2025-1-1024x684.jpg)
Para Vanusa Carvalho, de 27 anos, a dinâmica do mutirão faz a diferença para quem está em busca de emprego. “Em outras ocasiões, eu não teria a chance de participar de quatro processos seletivos na mesma manhã e ainda receber feedback das empresas. A verdade é que as oportunidades existem, mas é preciso correr atrás. Aqui em Campo Grande, quem quer trabalhar, encontra uma vaga. Eventos como esse nos dão confiança para continuar buscando um novo emprego”, ressaltou a moradora do Monte Castelo.
Empresas destacam importância do evento para contratações
Os recrutadores também aprovaram a iniciativa, destacando a agilidade e a conexão direta com os candidatos. O diretor comercial da RHF Talentos, Claudiney Lasclota, comemorou a proximidade proporcionada pelo mutirão. “Desde o início, a Funsat tem um cuidado especial em nos incluir em eventos itinerantes e grandes seleções. Isso só aumentou nosso interesse em anunciar mais vagas e contratar através da intermediação do poder público municipal. Espero que 2025 seja mais um ano de sucesso para o Emprega CG, com um circuito eficiente de triagens”, avaliou.
![](https://cdn.campogrande.ms.gov.br/portal/prod/uploads/sites/3/2025/02/miturao-emprega-cg-2025-4-1024x684.jpg)
A LOG-CG, que disponibilizou 50 vagas no evento, também destacou o impacto positivo da ação. “Mesmo com processos simplificados, a contratação é uma escolha técnica e envolve vários fatores. Por isso, esse suporte do poder público é essencial para dinamizar a economia. Quando uma vaga é preenchida, ganham o candidato, a empresa e a cidade. Nossa seleção de mão de obra é contínua, e esperamos contar com esse apoio da Funsat em outras oportunidades”, comentou um consultor da empresa.
Saldo positivo e recorde de atendimentos
Com a grande adesão de candidatos, a Funsat estima que o atendimento a encaminhamentos do mercado de trabalho tenha superado em 400% o fluxo médio da agência. Além das mil vagas de contratação imediata, outras 930 oportunidades foram divulgadas, abrangendo um total de 188 atividades. Os salários variam entre R$ 1.500 e R$ 3.000, reforçando a diversidade e a atratividade das oportunidades oferecidas pelo mutirão.
Com resultados expressivos já na primeira edição do ano, o Mutirão Emprega CG possui um importante elo entre empresas e trabalhadores, impulsionando o mercado de trabalho em Campo Grande.
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra a sala de atendimento do Mutirão Emprega CG. As fotos internas mostram Wilker, Dacila e recrutadores.