Leandro Karnal marca encerramento da semana de palestras do Programa de valorização dos servidores
A Prefeitura de Campo Grande realizou ontem (26) à noite, um evento voltado exclusivamente para os servidores públicos municipais, para abordar a Eficiência no Serviço Público. O convidado para ministrar a palestra foi o doutor em história social, e âncora do programa Universo Karnal da CNN Brasil, Leandro Karnal. Com a presença do prefeito Marquinhos Trad e da primeira-dama Tatiana Trad, o evento contou com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas.
Organizado pela Secretaria Municipal de Gestão, a atividade faz parte do Programa de capacitação do servidor público municipal e busca, além da valorização dos funcionários, ampliar os conhecimento, especialmente na busca da eficiência no serviço público e nas múltiplas abordagens para uma gestão pública que entrega resultados à comunidade.
Para o Prefeito, o resultado dos serviços públicos depende diretamente dos servidores e oferecer capacitações e atividades como a palestra de ontem é importante para que eles se sintam valorizados e entendam o seu papel fundamental para a cidade.
“Um bom atendimento faz tanta diferença! Quando recebo algum elogio sobre o governo, atribuo muito ao trabalho dos servidores, que são qualificados, preparados e dedicados. Em muitas das vezes que recebo elogio é quando alguém é bem atendido em um órgão público. Investir no servidor, é investir na população de Campo Grande. É fazer com que eles sintam-se bem e atendam bem quem procura o serviço público”, afirmou.
Eficiência no Serviço Público
Durante quase uma hora e meia de palestra, Leandro Karnal falou do momento que vive o servidor público e a inserção do mesmo conforme o Artigo 37 da Constituição, que apresenta as cinco bases de todo o serviço público, sendo elas a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e a eficiência.
“Durante a palestra buscamos analisar como é possível viver de maneira voltada para a entrega de resultados. Abordamos a importância para a ideia de cidadania por meio desses cinco eixos. Em um país de tamanhas desigualdades, com tantos problemas estruturais, ter alguém que serve a sociedade, neste caso, o servido público, é de tamanha grandeza, e eles precisam entender a sua importância dentro desse contexto do servir e saber o que a sociedade espera”, destacou Karnal.
A servidora Ozildeia Soares disse que saiu da palestra se sentindo importante dentro do universo profissional. “Em alguns momentos a gente se esquece do tamanho do nosso papel, perante a sociedade. Ouvir essa palestra deixa a gente mais motivada. Entender que estamos ali para servir, para ajudar o próximo, e todos que chegam em busca de apoio, em busca de solucionar um problema, me fez recordar porque eu busquei o concurso. A palestra do Karnal também reforçou a importância de que a capacitação deve ser contínua para resultados eficientes e que nunca podemos nos acomodar”.
Valorização do Servidor
O secretário municipal de Gestão, Agenor Mattiello, ressaltou que o investimento em capacitações permite ao servidor ampliar sua visão e desenvolver novas habilidades no dia a dia.
“Cuidar do servidor sempre foi uma das prioridades da atual gestão. Entendemos que ao investir nas capacitações, permitimos que o servidor amplie seu conhecimento, permitimos que ele desenvolva novas habilidades. O resultado disso é que esse servidor terá condições de superar desafios e repensar a maneira que ele está atuando em sua função. Com isso, cada vez mais, os serviços prestados à sociedade podem ser melhorados e todos ganham”, ponderou o titular da Seges.
Durante toda a semana, a Seges realizou um circuito de palestras sobre Gestão Contemporânea de Serviços, que busca ampliar os conhecimentos de universitários para a eficiência nos serviços púbicos. A ação percorreu as universidades Unigran, UCDB e Uniderp.
A palestra “Eficiência no Serviço Público” aconteceu no Aliançados Arena e durante o evento foram sorteadas bolsas de estudo para cursos de pós graduação, além de passagens aéreas e procedimentos estéticos oferecidos por entidades parceiras.