A Unidade Técnica de Agricultura Urbana do Fundo de Apoio à Comunidade (UTA), inaugurada no dia 26 de agosto de 2021, completou um ano, com a marca de 40 mil kits de legumes e verduras foram distribuídos às comunidades mais vulneráveis de Campo Grande e cerca de 600 toneladas de adubo orgânico foram produzidos. O aniversário de comemoração do primeiro ano de funcionamento foi realizado na manhã de hoje (31), com a presença da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes e de representantes comunitários, agricultores e secretários municipais. 

“Este espaço foi um sonho muito lindo. Parabéns aos produtores e a equipe do FAC que faz com que esse sonho se torne realidade. Era só um espaço público próximo ao Centro da Capital, que hoje se tornou um espaço utilitário. Daqui, muitas famílias da nossa cidade estão recebendo um alimento de qualidade. Não seria possível essa construção positiva sem nossos parceiros. A pandemia teve seu lado ruim, mas observando por outro ângulo, vemos o lado bom, o despertar da solidariedade e um olhar ao próximo, para quem precisa de uma mão, de um socorro”, disse a Prefeita.

A UTA possui uma infraestrutura planejada para atender o pequeno produtor e com espaço adequado para capacitação voltada à produção e comercialização, e está localizada na Rua Santana, 1.750, no Bairro Vilas Boas.

“Através dos kits da UTA mais de 35 mil famílias foram abençoadas com verduras e legumes frescos e de qualidade. Com isso, além de levar o alimento, estamos trabalhando com a sustentabilidade. Há cinco anos, nós do FAC fizemos esse compromisso, de honrar o meio ambiente e trazer para nossas futuras gerações mais qualidade de vida”, pontuou Roberta Queiroz, coordenadora de Despesa do FAC. 

Na manhã desta quarta (31), durante a comemoração, também foi lançado o projeto Comunidade Sustenta a Agricultura Campo Grande (CSA), primeiro modelo de negócio da Cooperativa de Agricultura Urbana do FAC. 

“O projeto visa aproximar consumidores e produtores, construindo dinâmicas que favoreçam os pequenos agricultores e forneça hortaliças de qualidade para toda a população, além de terem um preço justo para os dois elos da cadeia, estimulando circuitos curtos de produção e consumo, gerando trabalho, renda e sustentabilidade para toda a cidade”, explicou Rafael Moya, Coordenador de Economia Solidária do FAC.

Alcindo Lopes Escobar, de 75 anos, é agricultor desde os 13 anos. Segundo ele, a Cooperativa de Agricultura Urbana vem para somar com o trabalho que já vem sendo realizado na UTA. “A união faz a força, estamos correndo atrás e confiantes de que vai ser um ótimo projeto. Uma coisa leva a outra. Com o aumento da procura podemos plantar mais e vender mais”, comemorou.

Juarez Silva de Oliveira, de 47 anos, trabalha com agricultura há 15 anos. Proprietário de uma horta no Jardim Tarumã, o agricultor contou que a expectativa para o funcionamento da cooperativa é alta. “Temos esperança de que as vendas aumentem e que mais pessoas sejam beneficiadas com a implantação da cooperativa. Vamos trabalhar para isso”, acrescentou.

Disque Solidariedade 

A Prefeitura de Campo Grande também lançou nesta manhã (31) o Disque Solidariedade 156, telefone que funciona como central telefônica de atendimento ao cidadão. A partir de hoje (31), as pessoas  poderão realizar doações ao FAC.

“O desejo de firmar parceria como esta, surgiu logo após uma visita técnica à Central 156 da Prefeitura Municipal de Curitiba (PR), no ano passado. Seguindo o modelo de Curitiba, buscamos integrar e reunir em uma única plataforma vários serviços oferecidos pela Prefeitura de Campo Grande com o intuito de facilitar o acesso da população que busca atendimento ou no caso do Disque Solidariedade, servir como interlocutor para quem deseja ajudar àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, explicou Marcos Haroitto, ouvidor-geral do Município.

Após entrar em contato com o 156, uma equipe especializada irá inserir o registro no FAC Ajuda. Em seguida, funcionários terão acesso a solicitação e entrarão em contato com o responsável para realizar o atendimento. Pelo número poderão ser doadas: roupas, calçados, alimentos não perecíveis, brinquedos e tudo que estiver em boas condições de uso. 

“Além de um canal de atendimento, o Fala Campo Grande/156 é uma importante ferramenta para avaliar as políticas públicas oferecidas pela Administração. Assim, o Disque Solidariedade vem somar ao trabalho que já vem sendo realizado pela CGM, por meio da ouvidoria-geral do Município, garantindo que as ações promovidas pelo Poder Público Municipal cheguem, de forma ágil e eficaz às comunidades da Capital que realmente necessitam de auxílio”, finalizou o controlador-geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves.