Lançamento da 8ª Festa do Queijo atrai público com degustação e movimenta produtores locais

O lançamento da 8ª edição da tradicional Festa do Queijo aconteceu neste sábado (12), no estande da Prefeitura de Campo Grande, durante a 85ª Expogrande. A cerimônia foi realizada às 17h e contou com a presença do secretário-executivo da Cultura, Valdir Gomes.
O espaço recebeu expositores da economia criativa, com uma ampla variedade de produtos da gastronomia regional, incluindo iguarias da culinária pantaneira, doces típicos, queijos artesanais e bebidas produzidas localmente — proporcionando uma verdadeira experiência sensorial aos visitantes.

O professor Francisley Galdino, diretor de escola agrícola no distrito de Rochedinho, enfatizou que os produtos são de ótima qualidade e que a expectativa para esse ano é ainda melhor. “É uma imensa satisfação estar presente hoje nesta data que marca o lançamento da oitava edição da Festa do Queijo — um evento que começou de forma simples, tradicional, promovido pela igreja, e que hoje faz parte do calendário oficial do município de Campo Grande. É, sem dúvida, uma grande festa. Na última edição, tivemos a participação de milhares de pessoas. Foi um evento bonito, marcante, e este ano temos a expectativa de realizar uma festa ainda mais especial — a maior e mais bonita de todas. E que no próximo ano seja ainda melhor, e no seguinte, melhor ainda. Esse é o nosso propósito: crescer e valorizar cada vez mais essa tradição.”
A Escola Municipal Agrícola Barão de Rio Branco, repreentou os produtores com produtos elaborados pelos alunos, sob a orientação dos professores, coordenadores e de toda a equipe da escola. Doces de leite, queijos e conservas. “Ou seja, hoje estamos celebrando os produtores, valorizando tanto quem já está produzindo quanto aqueles que, futuramente, serão os novos protagonistas da produção local”, finalizou o professor Francisley.
Já o superintendente de desenvolvimento econômico da Semades, Luciano Barbosa Rodrigues, destacou que um curso gratuito será uma das novidades desse ano. “Uma das novidades deste ano será o curso no dia 26 de abril, promovido pela Vigilância Sanitária. Então, todos aqueles que tiverem interesse em participar e ainda não fizeram esse curso devem procurar o professor Francisley que está com todas as informações. Ele será o responsável pelas inscrições, inclusive para quem é de Rochedinho ou de outras localidades.”

Um dos destaques do evento foi a degustação dos produtos que estarão em evidência durante a Festa do Queijo. O público pôde experimentar queijos, doces e outros itens regionais, aprovando a qualidade e sabor das produções locais. Muitos aproveitaram a oportunidade para pegar contato direto com os produtores e até realizaram suas primeiras compras ali mesmo, movimentando a economia e fortalecendo os empreendedores da região.

Seu Alceu e a dona Zuleide – proprietários da Queijo Dazú, também levaram seus queijos para o estande. “Estou oferecendo degustação do queijo reino que tem um sabor muito bom.Muita gente já comprou e vendi quase tudo, comemora.”

Helio Souza sócio da empresa Leite Caipira, localizado no Bairro São Conrado, também levou seus produtos e estava feliz da vida. “Nós trabalhamos com uma linha de queijos, leite, iogurte e entregamos em casa também para facilitar a vida das pessoas.”

A animação do lançamento ficou por conta do cantor Zezé do Pantanal, que trouxe ao palco o melhor da música regional, elevando ainda mais o clima festivo.

O secretário de Cultura, Valdir Gomes, destacou o impulsionamento das vendas e movimentação econômica na zona rural. “Essa festá já é tradição em Campo Grande. Essa festa movimenta bem a economia e todo o Distrito de Rochedinho. Os produtores ganham e a população também. Então, convido a todos para irem até Rochedinho e prestigiarem essa festa linda”.

A Festa do Queijo, que já faz parte do calendário oficial de eventos de Campo Grande, será realizada no dia 10 de maio. A cada edição, o evento cresce em relevância e popularidade, sendo aguardado com grande expectativa pela população e visitantes.





