A campanha Fevereiro Roxo é dedicada à conscientização sobre três doenças crônicas que afetam milhares de pessoas anualmente: Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. A iniciativa reforça a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e apoio às pessoas que convivem com essas condições.

Em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) intensifica as ações de esclarecimento sobre os sinais de alerta dessas doenças, além de destacar a importância de buscar ajuda médica ao apresentar qualquer sintoma.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, ressalta a relevância do acolhimento aos pacientes e o suporte às famílias. “O Fevereiro Roxo vai além de uma campanha: é um compromisso com a qualidade de vida. Nosso papel é garantir que as pessoas tenham acesso ao diagnóstico e tratamento adequado, além de levar informações para que a população compreenda essas doenças”.

A médica da regulação da SESAU, Larissa Missirian, explica que, embora as doenças sejam distintas, todas possuem um ponto em comum: “Quanto mais cedo forem identificadas, melhores serão as condições de vida dos pacientes.”

Sobre o Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente os idosos, prejudicando a memória, o raciocínio e o comportamento. Embora o esquecimento de nomes e compromissos seja comum com o envelhecimento, alguns sinais merecem atenção especial, como:

• Esquecimentos frequentes que afetam a rotina;

• Dificuldade para realizar tarefas simples, como preparar uma refeição;

• Troca de palavras ou desorientação em lugares conhecidos;

• Mudanças bruscas de humor e comportamento.

Sobre o Lúpus

O lúpus é uma doença autoimune que pode afetar qualquer parte do corpo, causando inflamações e danos aos tecidos. Os sintomas mais comuns incluem:

• Manchas avermelhadas na pele, principalmente no rosto, em formato de borboleta;

• Dores articulares constantes;

• Fadiga excessiva e febre sem motivo aparente;

• Sensibilidade ao sol e queda de cabelo.

Sobre a Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que provoca dores crônicas em todo o corpo, além de cansaço extremo e distúrbios do sono. Muitas vezes, os sintomas são confundidos com outras condições, o que pode atrasar o diagnóstico. Os principais sinais são:

• Dor generalizada por mais de três meses;

• Sensação de rigidez ao acordar;

• Dificuldade de concentração e lapsos de memória (também conhecido como “fibrofog”);

• Ansiedade, depressão e insônia.

A médica da regulação da SESAU, Larissa Missirian, orienta que, dependendo dos sintomas apresentados, o paciente pode procurar diretamente uma unidade básica de saúde. Nessa unidade, será atendido por um médico, que, se necessário, fará o encaminhamento para atendimento especializado.

Ação de Campanha para servidoras da SESAU

Em alusão à Campanha Fevereiro Roxo, a SESAU realizará no dia 28 de fevereiro uma roda de conversa, organizada pelo Programa Saúde da Mulher Trabalhadora, que convida todas as servidoras da SESAU para participarem desse momento de conscientização.

A roda de conversa será uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre doenças como Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, além de reforçar a importância do autocuidado e da qualidade de vida.

O evento acontecerá na sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025, às 8h, no auditório do BPMTRAN, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 2760. A médica Dra. Talita Alves terá uma participação especial com a realização da palestra. 



#PraTodosVerem : Na capa da matéria há uma arte gráfica na cor roxa, com escrita “Fevereiro Roxo: Mês da conscientização sobre lúpus, fibromialgia, alzheimer”.