Neste sábado (29), a Prefeitura Municipal de Campo Grande em conjunto com a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) realizou o projeto “Dança Juventude” com o objetivo de agitar a cidade com um evento cultural voltado para a valorização e o fortalecimento da cultura e dos artistas locais.
O “Dança Juventude”, lançado em 2023 pela Secretaria de Juventude (Sejuv), oferece aulas gratuitas de danças urbanas, incluindo Hip Hop, Street Jazz, Popping, Breaking, passinho Flashback, fitdance e muito mais, para pessoas a partir de 15 anos. A iniciativa visa promover a criatividade, disciplina e autoconfiança entre os jovens, ao mesmo tempo em que fortalece os laços comunitários.
Paloma Alcântara conta que é dançaria e não perdeu tempo, foi correndo para participar do “Dança Juventude”. “Quando tem esses projetos, nós temos que estar ali no meio, para a gente poder mostrar a nossa força para as pessoas poderem se engajar e olhar que realmente vale a pena investir na dança. E é sempre muito bom, porque você adquire conhecimento, ponto de vista diferente sobre a dança, porque cada um interpreta a dança de uma maneira,  então é muito bom e satisfatório estar ali”, disse a jovem.
Para a prefeita Adriane, esse tipo de projeto é fundamental para o desenvolvimento cultural da dança de rua. “É uma aula totalmente descontraída, leva para os alunos capacitação e desenvolvimento, além de fortalecer culturalmente a tradicional dança de rua”, afirmou.
“A dança é sentimento, e a gente usa também como uma ferramenta de terapia. Muitos jovens hoje precisam de acompanhamento psicológico, e a Sejuv leva a dança como um apoio, uma distração, uma capacitação, o que ele precisar” acrescentou Michele Ferreira, Secretária da Sejuv.
O aulão contou com diversas atrações, incluindo apresentações de dança, grafite ao vivo, exposições artísticas e culturais. Cada modalidade apresentada no evento oferecerá certificados aos participantes, reconhecendo o empenho e a dedicação de cada um.
“Eu estou me divertindo muito. Adorei estar aqui e podemos ver que a galera que esta aqui também está se divertindo demais, esses eventos são muito importantes porque faz a nossa Capital e a nossa cultura serem vistas”, pontuou a estudante e participante Karina Oliveira.
Juventude na Rota
Ainda durante o evento, foi assinado o Termo de Cooperação Juventude na Rota com a empresa D&G Educação. Parceria que visa atender a juventude com cursos EAD de qualificação e capacitação.
De acordo com o diretor da empresa que disponibiliza os cursos na Plataforma, Uander Santos, em um ano de projeto ativo, contabilizou mais de 6 mil alunos atendidos. “São jovens estudando de forma gratuita e online na nossa plataforma em parceria com a Sejuv. É um projeto muito importante principalmente nas comunidades carentes, garantindo acesso à educação”.

“Com esses cursos, que são em diversas áreas como Empreendedorismo e Inovação, os jovens têm a possibilidade de entrar no mercado de trabalho, ter um ganho salarial ou até mesmo mudar de setor. Esse programa torna acessível a qualificação profissional para a juventude de Campo Grande”, acrescenta a prefeita.

O Programa
Com o objetivo de atender jovens com dificuldades de acessibilidade e mobilidade, a Sejuv, por meio de parceria com o setor privado, tem à disponibilização dos jovens uma plataforma de cursos gratuitos e online, mais conhecido como Juventude na Rota.
Os cursos são divididos em rotas, entre elas: Rota que Emprega, Rota do Empreendedorismo, Rota da Inclusão Digital, Rota da Educação, Rota Agro-logística, Rota do Marketing Digital e Rota Tech.
São cursos como Atendente de Farmácia, Matemática Financeira, Operador de Empilhadeira, Espanhol, Empreendedorismo, Departamento Pessoal, Redação Enem, Windows 10, Designer e Desenvolvedor de Aplicativos para Android e muito mais.