A inauguração da Praça PortoBello, na manhã desta quinta-feira (4), foi comemorada e marcada pela alegria dos moradores da região. Jovens, crianças e idosos já aproveitam o espaço realizado por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).

Moradora da região há 10 anos, a aposentada Nair Matos Coelho conta que a entrega da Praça é um sonho realizado para os moradores. “Nós esperávamos muito por esse momento, estávamos ansiosos, aqui temos muitos condomínios, muitas crianças que ficam dentro de casa no celular porque não tinha um lugar desse para ir e agora, nossa, é um presente para todas as famílias. Final de semana estava lotado, bem cedinho muitos idosos caminhando, realmente, não tem preço. Agora vamos cuidar e zelar por esse lugar”, diz.

Localizada na confluência da Rua Paraí com a Rua do Latim, Bairro Tiradentes, a praça conta com quadra poliesportiva, pista de caminhada, quadra de areia, academia ao ar livre, playground, mesas para jogos e amplo espaço de convivência. Amplamente arborizada, a praça é um convite para que as famílias possam se reunir.

Mãe da Lorena de 2 anos, Daniele Falcão participou da inauguração da Praça brincando com a pequena. “Essa praça é muito boa para toda a região, principalmente para nós mães que temos onde levar as crianças para brincarem agora, uma área de lazer para a gente também, estamos muito felizes”.

A obra é uma das medidas compensatórias definidas pela Prefeitura de Campo Grande, com base no Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), do empreendimento multiresidencial implantado pela empresa Empresa Tecol – Tecnologia, Engenharia e Construção Ltda. na Região Urbana do Bandeira.

O aposentado de 77 anos, Gabriel Soares, se comprometeu a ajudar no cuidado do local. “Já estou andando aqui o dia todo, fico cuidando aqui, tomo um ar. Temos que nos movimentar pela saúde né, a gente se exercita e já cuida também”.

Além da implantação da Praça PortoBello, o empreendedor elaborou e executou projeto de drenagem de águas pluviais, abrangendo a bacia de contribuição do entorno imediato da Praça PortoBello.

“O projeto da Praça PortoBello foi construído junto com a comunidade, sendo que cada cidadão expôs o que desejava para o local. A população já está desfrutando do espaço, melhorando assim a qualidade de vida dos moradores do entorno. Queremos parabenizar pela conquista”, comenta o Presidente do Conselho Regional da Região Urbana do Bandeira, José Humberto da Silva.

Presente na entrega, a prefeita Adriane ressaltou a importância da comunidade estar presente nas decisões do espaços públicos. “Essa é uma característica dos Campo Grandes, nós gostamos dos espaços públicos, então estou muito feliz em estar aqui na entrega dessa praça que é uma obra de mitigação, mas que traz pra esta região um novo olhar, qualidade de vida, um espaço de crescimento das crianças, uma academia que vai melhorar a saúde e diminuir a fila nas unidades de saúde”, pontua.

“Mais do que um equipamento público, as praças são espaços democráticos que fomentam as interações entre a comunidade. Sabemos que a comunidade já vem utilizando-a, inclusive com várias atividades noturnas. Estamos trabalhando conjuntamente com a população e atentos aos anseios dos munícipes”, acrescenta a Diretora-Presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues.

Vale destacar que a construção foi custeada integralmente pela empresa responsável pelo empreendimento, a Tecol – Tecnologia, Engenharia e Construção Ltda., sem custo para o Município de Campo Grande.