Para finalizar as atividades da programação Maio Laranja, que faz referência ao mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o Instituto Manoel Bonifácio, entidade cofinanciada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) realizou, na noite dessa terça-feira (28), um evento especial com as crianças, adolescentes e as famílias que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da entidade.

A ação contou com apresentações culturais, orientações sobre a temática, como as crianças e adolescentes podem se proteger, além de alertar a população sobre a necessidade de denunciar qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual, seja física, emocional ou virtual, através do Disque 100.

O Instituto Manoel Bonifácio é uma entidade cofinanciada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e presta serviços preconizados pela política da Proteção Social Básica para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, dentro das prerrogativas do SCFV para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.

No total, o Instituto atende 95 usuários, que participam de atividades socioeducativas, musicalização, instrumentos de sopro, percussão e fanfarras com a banda marcial da instituição. O valor do repasse mensal da Prefeitura à unidade é de R$ 10 mil, totalizando R$ 120 mil por ano.

Impacto positivo

A prefeita Adriane participou do evento e pontuou a importância da parceria para sociedade, especialmente para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“Esse é um projeto sério, que tem transformado vidas de muitas crianças em Campo Grande através do trabalho prestado à população. A Prefeitura apoia e incentiva esse trabalho idôneo e que faz a diferença”, disse a prefeita da capital.

O Secretário Municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, enalteceu o trabalho realizado pelo Instituto Manoel Bonifácio e reforçou a relevância do evento em levar a sociedade informações sobre a campanha Maio Laranja.

“Este é um projeto significativo e que tem gerado impacto positivo para as famílias de Campo Grande, ressignificando vidas através dos serviços ofertados aos usuários e hoje especificamente falar do Maio Laranja é garantir os direitos das crianças e adolescentes”, afirmou o secretário.

Durante o evento, o diretor-executivo do Instituto Manoel Bonifácio, Nilson Marques, falou da importância da cedência do espaço público para a construção da sede da Organização da Sociedade Civil (OSC).

“Quando a proposta da cedência da área pública foi enviada à Prefeitura, foi providenciada toda parte burocrática para a realização desse sonho do Instituto Manoel Bonifácio, que começou há 24 anos em uma pequena sala. Somos gratos à administração municipal por fazer parte dessa história, por acreditar em nosso trabalho e valorizar as crianças e famílias que estão em situação de vulnerabilidade”, finalizou o diretor do Instituto.

#pratodosverem   Na matéria há quatro imagens: a primeira, usada na capa, mostra um grupo de crianças atendidas pela OSC, em cima do palco, durante apresentação cultural; a segunda foto mostra a prefeita Adriane; a terceira foto é do secretário de Assistência Social, José Mário Antunes e a quarta imagem mostra o diretor-executivo do Instituto Manoel Bonifácio, Nilson Marques.