A edição desta terça-feira, dia 2 de julho de 2024, do Diário oficial de Campo Grande (Diogrande) traz a publicação do aviso de Licitação (ampla concorrência) para contratação de pessoa jurídica visando a implantação do Complexo Hospitalar Municipal em Campo Grande. As empresas interessadas têm até o dia 27 de setembro para apresentarem a proposta. Os projetos devem contemplar o modelo BUILT TO SUIT (locação sob demanda) com instalações, mobiliado e equipado conforme os detalhes presentes no edital. As propostas serão abertas no mesmo dia e a prefeitura terá 120 dias para aprovar a que mais se encaixa no planejado.

Nessa segunda-feira (1º de julho), a Prefeitura lançou o projeto de construção do HMCG que terá uma importante relevância para o atendimento à Saúde da população da Capital, visto quem embora a população local seja de aproximadamente 900 mil habitantes, conforme o último Censo do IBGE, Campo Grande atende mais de 1,6 milhões de pacientes SUS. Com a instalação do Complexo Hospitalar Municipal será possível aumentar a oferta de serviços na saúde com mais de 20 mil procedimentos por mês em Campo Grande.

HMCG

O hospital deve oferecer 259 vagas (entre enfermaria, pronto atendimento e UTI) num espaço de quase 15 mil metros de construção. Segundo estimativas da Sesau, serão realizados todos os meses 1.500 internações, 1.000 cirurgias, 2.500 atendimentos no pronto atendimento, 13.500 consultas médicas e 13.500 exames. O complexo deve ficar pronto em 2026 e o investimento inicial é de R$ 210 milhões.

Novo modelo

“A construção será no modelo BUILT TO SUIT que em tradução livre para o português quer dizer ‘construído para se adequar. É uma espécie de locação na qual o bem locado foi construído ou reformado pelo futuro locador conforme as exigências e parâmetros feitos pelo futuro locatário”, explica a secretária municipal de Saúde Rosana Leite. A lei que regulamentou o modelo Built to suit no Brasil é de dezembro de 2012, e reconhecida na administração pública em novembro de 2015. Algumas cidades e estados já vêm utilizando o BTS na administração pública como Vila Velha/ES; Fortaleza; São Vicente/SP; Atibaia/SP; Salvador, Florianópolis, Joinville/SC além de Rondônia e Ceará.

O aviso de licitação pode ser conferido na edição nº 7.558 do Diogrande, na página 42, disponível no endereço eletrônico   https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/

#pratodosverem   Na capa da matéria há uma ilustração em 3D do projeto do Hospital Municipal de Campo Grande.