A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), entregou nesta terça-feira (5), certificados para 403 alunos que concluíram cursos de qualificação profissional realizados entre os meses de junho e agosto de 2023 pela Escola de Educação Profissional da Fundação. A entrega dos diplomas foi realizada na Esplanada Ferroviária e reuniu, além do público em geral capacitado pela escola, centenas de beneficiários do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt).

“Ainda em comemoração aos 124 anos da nossa cidade, estamos entregando mais de 400 certificados dos nossos cursos de qualificação profissional, como também os certificados para os beneficiários do Primt, que atuam na administração municipal. Quero convidar todos que precisam melhorar o currículo, que procurem a Escola da Funsat para fazer um curso e ter mais chance na hora de concorrer a uma oportunidade no mercado de trabalho. Todos os nossos cursos são gratuitos e os interessados podem se inscrever por meio dos nossos canais de comunicação”, disse a diretora da Escola de Educação Profissional da Funsat, Adriana Assis.

Segundo o diretor-presidente da Funsat, Paulo da Silva, a oferta de cursos gratuitos que promovem melhores condições de atuação no mercado de trabalho da Capital, mostra o quanto a Prefeitura de Campo Grande está engajada na questão do emprego e renda, possibilitando que milhares de trabalhadores conquistem mais dignidade e tenham capacidade de sustentar suas famílias. “É uma alegria poder dividir com vocês esse momento tão importante, de ampliação de possibilidades a candidatos que buscam uma vaga no mercado de trabalho. A Funsat tem sido uma escola, não só para os mais de 400 alunos que estão aqui hoje, mas tem sido uma escola para mim, como ser humano e profissional. Parabéns a todos”, acrescentou.

Eric Matias Lourenço Nogueira, de 24 anos, é beneficiário do Primt e conta que recorreu à Fundação do Trabalho para garantir uma oportunidade de se capacitar. “Procurei a Funsat e fui muito bem atendido. Fiz o curso de manipulação de alimentos pela Fundação e um outro de informática pela Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude). É sempre bom estar se especializando e se qualificando. Quero participar de processos seletivos e concursos”, comenta o jovem.

Também beneficiária do Primt, Cristiane Pereira da Rosa, de 47 anos, afirma que a recolocação no mercado de trabalho, sobretudo com as capacitações, foram essenciais para que ela se recuperasse de um quadro depressivo. “É uma experiência maravilhosa, principalmente os cursos da Funsat, que são muito bons. Recuperei minha segurança e autoestima e agora, posso seguir mais tranquila para entrevistas de emprego”, destaca Cristiane, que participou dos cursos de técnicas de vendas e atendimento ao cliente, ambos promovidos pela Escola de Educação Profissional da Fundação do Trabalho.

Ao todo, a Escola possui em seu catálogo atual 38 cursos, todos com direito à certificação, dentre os quais se destacam: Auxiliar Administrativo, Higiene na Manipulação de Alimentos, Técnicas de Vendas e Atendimento ao Cliente, Empreendedorismo e Finanças para Pequenos Negócios, Informática Básica, Introdução ao Marketing Digital, Cuidador de Idosos e Garçom.

Além destes, a Escola também oferta, em parceria com a Coordenadoria de Serviço Social da Funsat, formação inicial e continuada aos beneficiários do Primt.