Cursos oferecidos pela Prefeitura certificam mais de 3 mil pessoas e contribuem com a renda familiar

A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com a Fundação de Apoio à Comunidade (FAC) e a Secretaria de Governo (Segov), vem realizando durante todo ano de 2022 diversos tipos de oficinas e cursos com o objetivo de incentivar a geração de renda e oportunizar às pessoas a desenvolverem habilidades profissionais melhorando a realidade financeira familiar.
De janeiro até novembro, 110 cursos e oficinas atenderam um público de 3.184 alunos, já certificados. Para o mês de dezembro, a estimativa é certificar mais 300 participantes com as próximas oficinas.
Durante todo o ano foram oferecidas oficinas nas áreas de gastronomia (esfirras, empada, brownie, bolo de pote, pão caseiro, ovo de Páscoa), artesanato, (panos de prato, crochê e bordados em chinelos), além de cursos na área de beleza (corte de cabelo, barbeiro, escova e design de sobrancelhas). As oficinas acontecem nas unidades da SAS, gerando um grande impacto na vida dos usuários e toda população que tem a oportunidade de participar gratuitamente.
Com a proximidade do Natal, os cursos e oficinas abrem espaço para os produtos comercializados nessa época, como panetone, cupcake natalino, roscas e artesanatos que destacam a temática, por meio de técnicas diferenciadas, como o patch aplique, que possibilita criar uma gama de produtos, incluindo luminárias.
No Centro de Convivência Tijuca I, por exemplo, o curso de patch aplique natalino teve duração de dez dias com a participação de 15 mulheres que aprenderam diversos itens de artesanatos, como panos de pratos, aplique em roupas e peso de portas. A aluna veterana, Silene Araújo de 59 anos, aposentada, afirma que aproveita todas as oportunidades oferecidas na unidade.
“Eu sou grata por essa porta que a SAS abre para nós. Eu não perco um curso, além de aprender nós podemos sair de casa. Para mim foi uma terapia porque os cursos me tiraram de um quadro de depressão e hoje é uma alegria poder estar aqui com minha filha também participando’’, disse a aposentada.
Para a professora especializada na técnica, Silvia dos Santos, os cursos e oficinas são oferecidos para capacitar jovens e mulheres a conquistar novas oportunidades. “Nós trabalhamos na elaboração dos cursos para oferecer novidades, e oportunizar pessoas a terem uma renda e se tornarem empreendedores, progredindo profissionalmente”, pontuou.
Cras Zé Pereira
Outra oficina muito esperada nessa época do ano é a de cupcake. No Cras Zé Pereira, 30 pessoas participaram esta semana da ação. Único aluno do grupo, o vigilante Joselino Farias, de 57 anos, quebrou tabus e disse que ficou curioso quando soube da oficina, já que gosta de cozinhar para família e amigos. “Mesmo sozinho eu não podia deixar de participar, eu gosto de fazer comidas e salgados e agora está na hora de aprender uma sobremesa de Natal. Os cursos são de extrema importância para a comunidade carente porque muitos estão desempregados e essa oportunidade é uma porta para gerar renda”, ressaltou.
Os alunos participaram da oficina de uma forma dinâmica e descontraída, já que todos puderam aprender de perto o manuseio dos ingredientes, técnicas, preparação e montagem dos cupcakes. A dona de casa Valdete da Mota, de 45 anos, moradora da região do Zé Pereira, soube por meio das redes sociais sobre a oficina que o Cras estava oferecendo. “Quando eu soube aproveitei, é sempre bom aprender, faço para os meus netos e também é uma ferramenta para aumentar a renda. Eu achei que sabia fazer cupcake, mas essa oficina realmente foi um divisor de águas na minha vida”, disse Valdete.
Beleza e ação social
Além dos cursos e oficinas de culinárias e artesanatos, a SAS em parceria com a Segov está oferecendo nas unidades cursos de barbeiro e cabeleireiros. Os cursos são realizados nos Cras, levando os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a comunidade a participar e aprender técnicas de corte de cabelo masculino e feminino.
Antes de aprender na prática, o aluno recebe orientações teóricas sobre ética profissional, atendimento ao cliente e postura profissional, valorizando o diferencial para ser um cabeleireiro de sucesso.
Coordenador e professor do curso, Marcos Rogério afirma que a oportunidade de qualificação é muito importante para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade ou desempregadas. “Ter uma profissão. É essa a oportunidade que a Prefeitura está oferecendo. E nós aproveitamos o curso para fazer ações sociais, pois os alunos aprendem e fazem o bem. Além dos Cras, nós vamos até as praças, escolas e casas de recuperação para fazer os atendimentos de cortes de cabelos para a comunidade de forma gratuita, com isso eles ajudam os que precisam e se qualificam”, explicou o professor.
De acordo com Marcos Rogério, até o dia dez de dezembro, três unidades estarão finalizando os cursos: Cras São Conrado, Centro de Convivência Colúmbia e Cras Canguru. Ao todo, 60 alunos receberão os certificados e terão a oportunidade de incrementar a renda doméstica.
Desde o início do ano até esta semana, as ações sociais atenderam aproximadamente 1,5 mil pessoas com cortes de cabelo gratuitos e cerca de 200 alunos realizaram os cursos por meio de parceria entre a SAS e a Segov.