Cerca de 120 coordenadores do Ensino Fundamental da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, participam na manhã desta terça-feira (28), na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de formação continuada sobre os desafios e possibilidades do profissional iniciante na equipe técnico pedagógica.

A formação tem duração de 40 horas e encerra em 11 de junho, quando será ministrado o quinto módulo.

Segundo Maria José do Amaral, chefe da Divisão de Apoio Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a formação é prioritária aos profissionais que estão desempenhando a função de apoio pedagógico nas unidades escolares, substituindo supervisores escolares, orientadores e coordenadores. “Como a maioria ainda não teve um contato com a função, a gente traz esse profissional para que compreenda o que é necessário ao desempenhar a função, na atuação”.

Ainda segundo Maria, o grande objetivo do curso é aprimorar a atuação dos coordenadores como profissional da equipe técnica pedagógica. “O maior objetivo é subsidiá-los, teoricamente, metodologicamente, para que eles consigam desempenhar a prática, conforme as orientações pedagógicas e as legislações vigentes com relação à educação de Campo Grande”.

Valnélia Pereira dos Santos, é coordenadora do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Professora Elizabel Maria Gomes Salles. Ela coordena em torno de 600 alunos. “Muito importante essa formação porque ela traz como nós coordenadores vamos orientar os professores na prática docente, de como ele vai administrar os conteúdos em sala de aula, como a criança aprende, como o estudante aprende que eles não têm uma forma só de aprender, então serão passadas orientações a partir do processo do desenvolvimento cognitivo deles, como detectar isso trabalhando”.

A coordenadora da Escola Municipal Professor Carlos Henrique Schrader, Tânia Maria Nóbrega, trabalha com os alunos do 6º e 7º anos. “A formação para os coordenadores novos, como eu estou assumindo essa nova função, vem esclarecer sobre documentos pertinentes à coordenação pedagógica, a questão de como atender também os professores, principalmente a questão de professores novos que adentram a Rede, que precisam de uma orientação mais profunda de como se adequar tudo isso, é fundamental”.

Fábio Paes coordena os 6º anos da Escola Municipal Professora Arlene Marques Almeida. “As trilhas formativas, a formação de uma maneira geral, as que eu estou participando esse ano, elas vêm bem ao encontro às necessidades da escola, como resolução de conflitos e a melhor forma de gerenciá-los. A formação é essencial no nosso dia a dia”.

#pratodosverem   A matéria exibe quatro fotos: a primeira mostra participantes formação continuada sobre os desafios e possibilidades do profissional iniciante na equipe técnico pedagógica, durante as atividades; a segunda mostra a coordenadora Valnélia Pereira dos Santos; a 3ª é da coordenadora Tânia Maria Nóbrega e a 4ª é do coordenador Fábio Paes.