A Prefeitura de Campo Grande lançou nesta quinta-feira (20), o Consultório Veterinário Móvel da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), no Centro de Convivência Tijuca II, um marco significativo nas políticas de bem-estar animal da cidade. O evento contou com a presença de representantes de entidades, protetores independentes e da comunidade, que levou seus animais para receber algum dos serviços oferecidos pela secretaria.

A inauguração do Consultório Veterinário Móvel marca mais um avanço significativo nas políticas públicas de Campo Grande, destacando o compromisso da administração municipal com a saúde e o bem-estar de todos. Nesse evento, 262 animais foram atendidos, sendo 180 cães e 82 gatos, a maior quantidade já atendida durante uma ação da Subea.

“O Serviço de Atendimento Médico Veterinário Móvel tem como objetivo facilitar às famílias que têm dificuldades de levar seus pets em clínicas, às vezes por recursos financeiros, ou por falta de tempo, daí a importância de se implantar esse serviço e levar às comunidades das sete regiões de Campo Grande”, disse a prefeita Adriane.

Ana Luiza Lourenço, titular da Subea, destacou a importância dessa entrega para a Capital. “A criação do Consultório Móvel é um passo essencial para garantir que a população e seus animais tenham acesso a cuidados de saúde adequados, independentemente de onde vivem. Com esses atendimentos, queremos aos poucos garantir a saúde desses animais e melhorar ainda mais a vida da população”.

Foi o caso da dona de casa Silvana Aparecida, que levou a Rubi para ser avaliada para castração e contou com entusiasmo sobre o lançamento do consultório móvel. “Eu nem acreditei quando vi na televisão que o evento ia ser duas ruas para frente da minha casa. Já conhecia as ações da Subea, mas não tinha como levar e participar. Hoje como foi aqui perto de mim, aproveitei”.

Para Cristiane Chagas, merendeira, a iniciativa de trazer os serviços até a população é uma ótima oportunidade para economizar na hora de cuidar dos pet. “Eu achei excelente ter o evento no bairro, muito gratificante, porque se eu fosse desembolsar uma castração ficaria pesado. E aqui eu consegui de graça para minhas duas gatas, Clara e a Neve”.

O ônibus adaptado chamou atenção de Valdecir Aparecido, que levou a Pipoca para consulta. “Eu gostei demais do consultório, fresquinho lá dentro, muito bonito. Até me ofereci para dirigir ele, já que sou motorista”, brincou.

Para o ativista da causa animal Beto Araújo, o consultório móvel é uma conquista que ficará na história de Campo Grande. “Eu me emocionei hoje durante a cerimônia de lançamento, de ver um sonho se tornando realidade. Porque há 15 anos estou na luta, e ver um projeto de política pública que traz resultado sendo colocado em prática, é uma realização”, comentou Beto, emocionado.

Além dos serviços veterinários, o consultório móvel promoverá ações educativas sobre posse responsável e cuidados preventivos. A expectativa é que, com a conscientização da população, seja possível reduzir o número de animais abandonados e melhorar a saúde pública.

Próxima parada

O próximo destino do Consultório Móvel será no evento Todos em Ação, na E.M. Senador Rachid Saldanha Derzi, neste sábado (22) das 8h às 11h. A partir de julho, o ônibus ficará estacionado durante uma semana nos CRAS de todas as regiões, para atender o maior número de animais da população da capital.

CRAS Vila Popular
Data: 01/07 a 05/07
Hora: 08h às 11h e 13h às 15h
Local: R. Marçal de Souza, 25 – Vila Popular (Imbirussu)