Compromisso Municipal: A evolução do Bem-Estar Animal em Campo Grande e perspectivas para 2024
A Prefeitura de Campo Grande alcançou notáveis resultados em atendimentos e já planeja iniciativas mais robustas para 2024, fortalecendo as políticas públicas de bem-estar animal na Capital. No último ano, por meio da Subsecretaria do Bem Estar-Animal (Subea), o Executivo Municipal implementou projetos cruciais, elevando significativamente a qualidade de vida dos animais de estimação e da comunidade.
Para 2024, está prevista a expansão do projeto de castração para cães, abrangendo agora animais com peso até 25kg, ampliando a atual cobertura que se estende até 15kg. Essa iniciativa visa especialmente os animais de maior porte, reduzindo potencialmente ninhadas numerosas que poderiam levar ao abandono.
O Programa de Vacinação Polivalente para Caninos propõe oferecer gratuitamente a vacina V10 para animais de todas as idades em Campo Grande, visando mitigar doenças como Cinomose, Parvovirose, Leptospirose, Hepatite Infecciosa, Adenovírus, entre outras. Essa medida anual visa prevenir custos com tratamentos de saúde animal, evitando possíveis abandonos por falta de recursos.
Outro destaque para 2024 é o Ônibus Itinerante, um veículo que realizará atendimentos veterinários básicos, incluindo consultas, vacinações, desvermifugação, controle de pulgas e carrapatos, microchipagem e avaliação para castração de cães e gatos. Com itinerância de 15 dias em cada uma das regiões da cidade, o objetivo é facilitar o acesso dos tutores aos serviços oferecidos pela prefeitura, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos animais e da população em geral.
“A missão de promover o bem-estar animal em Campo Grande é um compromisso que levamos a sério. Em 2024, intensificaremos nossos esforços com projetos que refletem nosso respeito pela vida dos animais e a importância de construir uma comunidade mais compassiva e solidária”, ressalta a Prefeita Adriane Lopes.
Balanço 2023
Em 2023, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal realizou ações efetivas e de educação com o objetivo de minimizar situações de abandono de animais e maus-tratos. A Subea iniciou o ano oferecendo atendimento veterinário de baixa complexidade como consultas, desvermifugação, remédio para controle de pulgas e carrapatos, microchipagem, além do projeto de castração para cães e gatos, que oferece 7.200 cirurgias por ano.
Realizou também palestras educativas contra maus-tratos em escolas municipais e em ações realizadas pela Prefeitura. Levou atendimento veterinário para ONG’s (Organizações Mão Governamentais) e protetores que possuem mais de 15 animais sob sua tutela. E criou o projeto Subea em Ação, que leva os serviços oferecidos pela subsecretaria para os bairros da Capital, com o intuito de facilitar o acesso da população a todos os serviços oferecidos pela Prefeitura de forma gratuita.
Ainda neste ano, a Prefeitura firmou convênio com a UFMS para atendimento veterinário de alta complexidade para os animais dos tutores das Capital. Cirurgias ortopédicas, exames de imagem, piometra, césaria de urgência e internação são alguns dos serviços oferecidos pelo convênio. Já foram atendidos 857 animais por meio dessa parceria.
Quando se pensa em bem-estar animal, automaticamente vem a mente ONG´s e protetores independentes que acolhem animais em situação de rua ou que sofreram maus-tratos. Em janeiro deste ano aconteceu a primeira reunião com representantes da causa, que expuseram as dificuldades do dia a dia e algumas demandas que as auxiliariam. Surgiu a ideia de deixar um dia exclusivo de atendimentos para que elas pudessem trazer mais de um animal para passar por um dos serviços oferecidos pela subsecretaria.
No mês seguinte a prefeitura, através da Subea, disponibilizou o programa de castrações de cães e gatos, machos e fêmeas, para a população da Capital. Ao todo são 600 castrações realizadas por mês, 7.200 por ano, em clínicas credenciadas com a prefeitura.
“A nossa Capital foi pioneira no Estado em atenção básica no atendimento médico veterinário de animais domésticos, e com a realização desse convênio, os tutores e o segmento de proteção animal contam com um serviço completo e gratuito”, destaca a subsecretária da Subea, Ana Luiza Lourenço.
Preocupada e engajada no assunto, além do bem-estar, a Subea também promove e incentiva ações de adoção aos pets, garantindo atendimento gratuito aos novos tutores. Essa ações acontecem em parceria com protetoras independentes que resgatam muitas vezes os animais em situação de maus-tratos e os colocam para adoção para ter uma nova chance. Todo segundo domingo do mês, na Praça Bolívia, a Prefeitura leva em média 70 animais para que a população possa adotá-los.
Outra ação foi a criação do projeto Subea Nas Escolas, que visa levar informações para crianças e jovens das escolas da Capital, com foco nas cinco liberdades que os animais possuem. Segundo Gessyka Câmara, pedagoga da Subea, “difundir essas informações para as crianças trará resultados positivos num futuro próximo”. Ainda nessa temática, foi iniciada a campanha ‘Abril Laranja – Contra os Maus-Tratos’, que visa conscientizar a população sobre atitudes antes consideradas normais, e que hoje são maus-tratos, como deixar o animal preso o dia inteiro.
A Subea esteve presente com um estande institucional durante a edição 2023 da Expogrande e, durante os 10 dias do evento apresentou os trabalhos realizados com informativos e brincadeiras para as crianças, tudo para conscientizar o público que passou pelo evento, conseguindo atingir diretamente 5 mil pessoas.
A pasta esteve presente em todas as edições do “Todos em Ação”, evento realizado pela Prefeitura para levar os serviços oferecidos pela gestão municipal até a população.
Foram realizados três plantões de castração neste ano, como uma forma de conscientizar e mostrar para a população sobre a importância da castração e que a Prefeitura disponibiliza esse procedimento gratuitamente. Em cada edição, foram avaliados 200 animais para castração em uma das clínicas conveniadas com a Prefeitura.
Com a chegada do inverno, foi realizada a vacinação e entrega de cobertores para os animais de pessoas em situação de rua, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Foram entregues também cobertores para protetoras independentes que possuem cadastro com a subsecretaria. Ao todo foram 50 cobertores doados para esse público específico.
Em parceria com a Agência Municipal de Habitação (Emha) foram efetuados atendimento para os animais dos moradores de condomínios populares entregues pela gestão. A ação promove a inclusão social, o desenvolvimento comunitário e a melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas.
Ao longo desse ano, as parcerias com outras secretarias foi bem ativa. A convite da Subsecretaria de Direitos Humanos (SDHU) houve atendimentos nas aldeias urbanas Água Bonita e Paravá. Além dos encaminhamentos para castração, houve consultas e vermifugação dos animais.
Ainda trabalhando a conscientização, em agosto, a população ficou inteirada a respeito da leishmaniose e houve doação de repelentes para tutores de animais com sintomas da doença. Por se tratar de uma zoonose, doença que pode ser transmitida para humanos, por isso, é de grande importância a conscientização do tutor nos cuidados com o animal e com o ambiente que ele vive.
Cartibea
Outra conquista da população foi o lançamento da primeira cartilha de bem-estar animal, a Cartibea. Nela é abordada questões como tutela responsável, adoção, microchipagem e castração. A iniciativa surgiu após a equipe de educação da Subea sentir a necessidade de tornar as informações passadas nas palestras mais lúdicas e palpáveis para as crianças. A cartilha conta a história do cão Sobá que foi abandonado ainda filhote.
As crianças são o foco da parte educativa da subsecretaria. Por isso a cartibea, e os dois mascotes da Subea, o Sobá e o Harley, estão presentes na Cidade das Crianças. A Subea esteve presente no 8º Encontro de Convivência Familiar do Instituto Mirim com atendimentos para os pets das famílias que participaram do encontro.
Banco de ração
O banco de ração é o programa que realiza o repasse de alimentos e utensílios, todos provenientes de doações, para as ONGs ou protetoras atendidas pela Subea. Durante esse ano, já foram distribuídas seis toneladas no decorrer dos meses. As doações de rações sempre são bem-vindas para essas pessoas que na maioria das vezes possuem mais de 20 animais sob sua tutela e dependem de ajuda para manutenção deles.
O suporte nutricional já atendeu seis ONG’s e beneficiou até o momento 1.112 animais, entre cães e gatos.
Outro programa destinado a esse mesmo nicho é o Subea Itinerante, que consiste em levar atendimento veterinário in loco para os animais abrigados pelas ONG’s. Atualmente existem 10 ONG’s e 174 protetoras cadastradas com a subsecretaria. Desde o início do ano já foram atendidos 11.399 animais.
Percebendo a necessidade de levar os serviços oferecidos pela Subea para a população que por algum motivo não consegue trazer seu animal para ser atendido na unidade, a Subea esteve presente em algumas regiões da cidade como o Jardim Aeroporto e no Bairro Estrela Dalva. Durante o mês de novembro foram realizadas ações no Jardim Itamaracá, Aero Rancho e Noroeste.
A Subea atendeu pelo menos 17,4 mil animais, uma média de 1.700 animais por mês. E visando a necessidade de descentralizar os atendimentos oferecidos, a Subea lançou em dezembro o programa Subea em Ação, que tem como objetivo rodar as sete regiões da Capital levando todos os serviços oferecidos para a população que por algum motivo não consegue trazer seu animal para ser atendido na nossa unidade.