O 5º Fórum de Governos Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio teve início nesta quarta-feira (19) em Loma Plata, no Paraguai. Com discussões centradas na integração e no desenvolvimento entre os países participantes, o evento marca um importante passo na cooperação regional, trazendo à tona questões fundamentais para os integrantes do Corredor Bioceânico.

As discussões começaram com temas definidos no 4º Fórum realizado em Iquique, Chile. Os principais pontos incluíram a extensão do prazo para apresentar o relatório FOFA, que identifica forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de cada área. As zonas aduaneiras e de fronteira para facilitar o comércio, superação de problemas logísticos e infraestrutura para melhorar a conectividade regional também fizeram parte do início do debate.

Como resolução deste problema foi criada uma subcomissão composta por técnicos e gestores dos quatro países participantes – Brasil, Paraguai, Argentina e Chile – para agilizar os processos.

Outra proposta apresentada no evento foi a inclusão da Bolívia como parte do Corredor Bioceânico. Considerada como uma rota alternativa, a Bolívia pode trazer novas oportunidades para o corredor, apesar de a decisão final sobre o trajeto e o modal de transporte ser determinada pelo mercado, conforme ressaltaram os participantes.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Júnior, frisou a importância da Capital das Oportunidades nas discussões. “Campo Grande, atualmente, preside o Comitê Gestor dos Municípios, uma instância de governança que lida com as questões relacionadas ao Corredor Bioceânico. Este comitê tem desempenhado um papel fundamental na coordenação das ações municipais, buscando soluções integradas para os desafios enfrentados ao longo do corredor. Assim, estarmos aqui hoje, definindo uma agenda com objetivos claros demonstra nosso comprometimento em superar desafios e aproveitar as oportunidades para construir um futuro mais próspero e integrado para cada região participante”, concluiu.

Também ficou definido no evento uma maior integração da comissão de municípios com as demais comissões, abordando temas como logística, comércio, aduanas, agronegócio e turismo. Essa integração é vista como fundamental para alinhar as necessidades dos municípios com as políticas dos governos regionais e chancelarias de cada país envolvido, buscando uma sinergia que possa potencializar os benefícios do Corredor Bioceânico para todos os países e comunidades locais envolvidos.