Casa da Mulher Brasileira celebra 4 anos com mais de 470 mil atendimentos
Completando quatro anos nesta terça-feira (26), a Casa da Mulher Brasileira, referência nacional no combate e atendimento à mulher, contabilizou mais de 470 mil atendimentos, além dos números somados pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), e recebeu a embaixadora da Áustria, Irene Guiner-Reichl, para visita e troca de experiências.
“É uma manhã de reconhecimento de todas as mulheres que passaram por nós e lutaram por nossa defesa, que travaram as lutas e as batalhas para que nossos direitos sejam preservados. Trabalhamos de forma integrada para a proteção e acolhimento das mulheres, para que a lei seja fielmente aplicada, o serviço seja humanizado e que no final tenhamos os agressores responsabilizados”, disse a subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini.
Desde fevereiro de 2015, quando foi inaugurada, a Casa conta com 238 trabalhadores, que se dividem no atendimento a recepção, encaminhamento aos setores integrados, delegacia especializada, concessão de medidas protetivas, atendimentos da Promotoria de Justiça, da Defensoria Pública e da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal. Até o dia 31 de janeiro, foram registrados 28.478 boletins de ocorrência.
O prefeito Marquinhos Trad lembrou que quando assumiu o mandato, a Casa passava por um momento crítico e conseguiu reestruturá-la. “É a celebração da reconquista da Casa da Mulher Brasileira, que estava prestes a fechar há dois anos e com muito trabalho e dedicação de todos, podemos estar aqui hoje comemorando. Afinal de contas, foi a primeira Casa a ser implantada em todo o país, e nós estamos tendo sucesso cada vez, em busca de informar a todos os seres humanos aquilo que deveria ser óbvio, o tratamento igualitário, respeitoso, carinhoso e, acima de tudo, muito amor entre o homem e a mulher”, declarou.
A vice-prefeita, Adriane Lopes, destacou o sucesso da Casa da Mulher em Campo Grande, que frequentemente recebe pessoas de outros lugares, querendo conhecer o trabalho. “A Casa está sendo referência e estamos recebendo constantemente pessoas de outros lugares para saber o que fazemos aqui. Aqui a mulher tem respaldo. Há dois dias, comemoramos o dia da conquista do voto feminino no Brasil. Vamos juntas atrás daquilo que para nós é de muito valor, estar onde nós decidimos estar”, disse a vice-prefeita , Adriane Lopes.
A comemoração contou com a presença da embaixadora, que veio na companhia da austríaca Kerstin Schinnerl, para conhecer o centro de referência, celebrar o aniversário e trocar experiências que levará para Viena, capital da Áustria.
“É muito impressionante a interação íntima entre os níveis federal, estadual e municipal e entre os serviços da saúde, jurídicos e policiais, trabalhando todos juntos na Casa para amenizar a situação dessas mulheres, que é tão difícil. A violência contra a mulher é um problema existente em todos os países. As circunstancias podem ser diferentes, mas o problema é o mesmo. Por isso, é muito importante a troca de experiência e estreitamento dos laços entre os homens e mulheres que trabalham nesse setor”, declarou a embaixadora da Áustria, Irene Guiner-Reichl.
Sobre a referência da Casa e visita internacional, a Carla frisa o investimento e trabalho do município. “Campo Grande e Mato Grosso do Sul tem compromisso com nossas mulheres. É determinação do nosso prefeito Marquinhos Trad, que mostra com esse compromisso ao lado da vice-prefeita, Adriane Lopes, que a gestão tem um olhar para o desenvolvimento econômico, mas também social e que as mulheres estão inseridas em qualquer que seja o trabalho e hoje os olhares internacionais se voltam para a nossa Capital”, pontuou.