Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, celebra mais um marco significativo em seu desenvolvimento ao alcançar o primeiro lugar no ranking de competitividade dos municípios no indicador de Capital Humano entre todas as cidades da Região Centro-Oeste. O feito destaca a cidade como um exemplo de progresso e investimento em setores fundamentais para o bem-estar e o crescimento econômico.

Desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o ranking de competitividade dos municípios avalia diversas dimensões essenciais para a prosperidade das cidades brasileiras. Entre esses indicadores, o Capital Humano é considerado um dos mais cruciais, pois avalia o nível educacional da mão de obra, aspectos relacionados à inserção no mercado de trabalho e os impactos sobre a produtividade da economia. Também leva em conta o número de matrículas nos ensinos técnico, profissionalizante e superior, além da qualificação dos trabalhadores em emprego formal.

A Prefeitura de Campo Grande vem implementando diversas iniciativas nesse sentido, tanto na capacitação e formação de jovens para sua inserção no mercado de trabalho, quanto no fomento à geração de emprego e renda. Foram mais de 36 mil pessoas capacitadas em mais de 350 cursos de qualificação e formação. Os cursos chegam a todas as sete regiões urbanas de Campo Grande, além de áreas afastadas, na zona rural.

Moradora do Assentamento Três Corações, dona Francisca Josefa Arguelho Lima, foi uma das beneficiadas pelo curso de Informática realizado no assentamento. “Nós fizemos esse curso em parceria com a Sidagro e a Agetec. Foi muito bom o curso, há uma necessidade, hoje, de estarmos vinculados à questão digital, porque tudo hoje é informatizado, e a gente sai desse ‘analfabetismo’. É importante a gente estar incluso dentro dos acontecimentos, não estarmos por fora, a gente quer estar atualizada também”, diz a senhora de 66 anos.

Outro fator importante a ser ressaltado é que Campo Grande mantém a liderança entre as capitais com a menor taxa de desocupação no país. Os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocaram a capital de Mato Grosso do Sul com uma taxa de desocupação de 4,4%, índices semelhantes aos de países desenvolvidos.

“Campo Grande é uma referência nacional na geração de empregos e desenvolvimento econômico. Com as políticas públicas certas e a resiliência da população, a Prefeitura segue alcançando bons índices e posicionando a capital nos principais rankings de desenvolvimento”, afirmou a prefeita Adriane.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), Ademar Silva Jr., comentou os resultados, destacando o compromisso contínuo da administração municipal em fomentar o emprego e a economia local. “Estamos trabalhando para criar um ambiente favorável ao crescimento econômico e à geração de oportunidades. Entendemos que ampliar a qualificação da mão de obra é fundamental para aumentar a competitividade, a produtividade da economia e o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, declarou o secretário.

Além de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá compõem a lista dos 10 municípios da região Centro-Oeste melhor classificados no pilar Capital Humano. O levantamento – realizado pela quarta vez pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e a Seall – apresenta o resultado detalhado dos 410 municípios do País com mais de 80 mil habitantes. O ranking se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras.

#pratodosverem A imagem de capa mostra uma foto aérea de Campo Grande. A primeira imagem interna é do ranking e posicionamento da Capital. A segunda foto mostra um comércio local, com atendente e cliente em atendimento. A última foto é da equipe da Sidagro entregando certificado de capacitação.