Campo Grande inicia processo para obter certificação ABNT ISO para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis
Um grupo de avaliadores, responsável por processos de certificação de municípios no Brasil, está em Campo Grande para dar início ao processo que resultará na certificação da Capital como uma das “Cidades Inteligente, Resilientes e Sustentáveis” (CIRS). A equipe do PIT, Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP), está na fase de coleta de dados e pretende concluir a primeira parte dos estudos em aproximadamente 4 meses.
A metodologia aplicada avalia a conformidade dos municípios com os indicadores de uma smart city (cidade inteligente), além da geração de um diagnóstico e de um registro de evidências para o processo de Certificação de cidades. Serão analisados 276 quesitos que percorrem as normas ABNT NBR ISO 37120, 37122 e 37123, que tratam de questões ligadas à qualidade de vida e de serviços de inteligência com foco na modernização, implantações tecnológicas e técnicas modernas, bem como a capacidade de superar grandes desafios frente a desastres naturais, de Saúde ou econômicos.
O coordenador do grupo, Carlos Venícius Frees, explica que, através da certificação, os municípios alcançam diversos benefícios, dentre eles, a redução do risco financeiro e, consequentemente, atrai mais investimentos.
“Uma vez que você tem um certificado identificado, auditado com evidências, os financiadores começam a enxergar aquele município como um município de baixo risco e isso começa a atrair o interesse dos terceiros que investem no município. Novos negócios nacionais e internacionais também são atratividades e o mais importante de tudo isso é o próprio crescimento da gestão municipal sobre as ações e os resultados conseguem comparar e entender o porquê as coisas acontecem e onde ele tem que melhorar”.
Serão feitos diagnósticos em 19 frentes essenciais como Economia, Educação, Energia, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Finanças, Saúde, Habitação, População e Condições Sociais, Recreação, Segurança, Esporte e Cultura, Telecomunicações, Transportes, Agricultura e Segurança Alimentar, Planejamento Urbano, Governança, Lixo Sólido, Saneamento e Água.
A prefeita Adriane Lopes destacou o papel da certificação no fortalecimento de um trabalho que já vem sendo realizado, além de proporcionar um aprimoramento constante das ações e serviços prestados à população.
“É um passo muito importante no desenvolvimento da cidade. O mundo segue seu desenvolvimento e, diariamente, surgem novas tecnologias que impactam diretamente o mundo e as relações. Experimentamos diversos avanços nos últimos anos, enquanto sociedade e o Poder Público tem que acompanhar esse processo de avanço e crescimento, deixando um legado nessa área também, desenvolvendo ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas”, salientou.
Sustentabilidade e Tecnologia
Segundo definições de órgãos especializados, uma cidade inteligente é aquela que, por meio de inovações tecnológicas, visa proporcionar um ambiente urbano favorável ao desenvolvimento humano e aumento da qualidade de vida, bem como faz uso sustentável dos recursos naturais e, com isso, impulsiona a economia local. Neste sentido, Campo Grande possui diversas ações e iniciativas colocadas em prática nas 7 regiões urbanas da cidade, proporcionando qualidade de vida à população.
Com olhos na preservação e sustentabilidade, a Capital realiza o Drive Thru da Reciclagem. Desde a primeira edição, realizada em outubro de 2020, já foram coletadas 45 toneladas de materiais recicláveis e mais de 1,6 bilhões de litros de água preservados.
Na Saúde, desde dezembro de 2021, o município de Campo Grande usa a tecnologia como aliada no atendimento na área da Saúde. A Capital foi o primeiro município de Mato Grosso do Sul a implantar o serviço de Teleinterconsulta em unidades da Atenção Primária. Essa modalidade permite a interação direta entre paciente, médico assistente e especialista, com atendimento por web conferência.
#pratodosverem Na matéria há três imagens. A primeira, uma foto ilustrativa, uma vista aérea de Campo Grande ao fundo e ícones que remetem tecnologia em primeira plano. A segunda foto mostra o entrevistado Carlos Venícius Frees e a terceira foto mostra a prefeita Adriane Lopes.