Todos os gestores das secretarias, subsecretarias, autarquias e agências da Prefeitura de Campo Grande se capacitaram nesta terça-feira (2) para cumprir mais um passo rumo à certificação de Campo Grande na Metodologia de Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis – CIRS. O reconhecimento é dado aos municípios que implementam soluções tecnológicas inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, com base na sustentabilidade e na eficiência dos serviços públicos.

O treinamento, que aconteceu na 7ª edição do “Café Estratégico”, dá continuidade ao estudo iniciado pelo Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec CG), em conjunto PIT São José dos Campos, que é referência nacional na certificação de cidades inteligentes.

O encontro, desta vez, objetivou capacitar os gestores para diagnosticar como estão sendo feitas as entregas e entender quais os desafios que Campo Grande ainda tem para obter a certificação. “O objetivo do evento foi apresentar a importância da participação dos secretários para um levantamento detalhado de todas as informações da gestão. O resultado vai ser um mapeamento que vai indicar a maturidade da gestão”, explica o coordenador de projetos do Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos, Francisco Antônio Maciel Novaes.

“A Prefeitura encarou o desafio de ter a certificação de Campo Grande. Estivemos conhecendo o trabalho de algumas capitais que projetam as suas cidades para o futuro através da inovação, da tecnologia e da gestão por resultados. O município avançou bastante e está acessando novas possibilidades. Tanto é que Campo Grande foi reconhecida com nível máximo, de maturidade da governança e da gestão pelo Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Governo Federal”, frisou a prefeita Adriane.

O município avançou de 37,34% pontos em 2021 para 84,96% pontos em 2023, a partir de ações de modernização e eficiência dos serviços públicos da Capital. O prêmio reflete a consequência da gestão e destinação eficiente dos recursos arrecadados pelo Município, resultando em bens e serviços melhor distribuídos para a população, e na diminuição de custos e tempo dos processos internos.

O levantamento que já começou com as equipes técnicas visitando os órgãos públicos, instituições e principais ruas do município para identificar ações, programas e iniciativas vigentes relacionadas às normas internacionais que tratam da certificação da ABNT ISO para Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis agora avança.

“Sabemos que tem muitas ações importantes sendo realizadas. Mas com base nesse trabalho, que nada mais é do que captar as informações de todas as secretarias do município, compilar isso num grande projeto, podendo assim tomarmos decisões mais eficientes. Então, hoje, é entender o que precisa ser feito para a compilação de dados, de informação, limpar isso para ter mais robustez”, frisou o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Jr.

Já a subsecretária municipal e Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, explicou que o trabalho começou em março desse ano, num processo de levantamento de dados para uma certificação CIS. “O Parque Tecnológico de São José tem dado o suporte nas estruturas de governança aqui do Parque Tecnológico, trouxemos para Canto Grande a metodologia de certificação CIS. Nesse sentido estamos trazendo o pessoal para explicar um pouquinho a metodologia e iniciarmos mais essa etapa”, conclui Sabadin.

Sobre o Parque Tecnológico de Campo Grande – ParkTec CG

O ParkTec CG, inaugurado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em 2023, é um polo tecnológico situado em Mato Grosso do Sul. Seu objetivo central é impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da cidade e região através da inovação, empreendedorismo e economia criativa. A infraestrutura abrangente é destinada ao suporte operacional, programas de aceleração e incubação, organização de eventos e treinamentos, facilitando o acesso à comunidade, empresas e instituições que buscam inovar.

Endereço: Avenida Rachid Neder, 760 – Monte Castelo, Campo Grande/MS

Site: campogrande.ms.gov.br/parkteccg/

Redes sociais: @parkteccg

Telefone: 67 99638 1911

E-mail: contato@parkteccg.com.br

#pratodosverem A imagem que ilustra a capa mostra os servidores da Prefeitura sentados, de costas para a foto, assistindo a capacitação online sobre Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis – CIRS. A segunda imagem mostra o coordenador de projetos do Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos, Francisco Antônio Maciel Novaes, durante sua fala. A terceira imagem mostra a prefeita Adriane durante sua fala. A quarta mostra o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Jr. Igualmente a quinta e última foto, com a subsecretária municipal e Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, uma mulher loira de cabelos soltos e loiros.