Campeões no Vôlei Adaptado, idosos fazem festa ao receber premiação
“Esporte, saúde e qualidade de vida, são todos os benefícios que estamos recebendo hoje com a entrega desta medalha”, comemorou Mauro Roberto Candia, 69 anos, engenheiro civil, que há quatro participa do vôlei adaptado com a equipe do Ava Conssol, campeã estadual do Campeonato da Melhor Idade nas categorias 70+ masculino, 70+ feminino e 60+ masculino.
Cerca de 40 atletas da equipe receberam as faixas de homenagem pela vitória que aconteceu em Dourados-MS. A equipe foi recebida pelo secretário municipal de Governo e Relações Institucionais Mario Cesar e pela secretária-adjunta da SAS Thelma Fernandes.
“Essa equipe nos enche de orgulho, não pela premiação, mas pela vitória pessoal de cada um. E o esporte tem essa característica de trazer mais qualidade de vida e disposição ao indivíduo, e nossa gestão acredita na prática saudável do esporte”, disse o titular da Segov.
O presidente da Associação Amigos do Voleibol Adaptado Auro da Silva conta que mais de 90 idosos participam das atividades esportivas. “Temos modalidades individuais também, mas o vôlei adaptado foi o que mais ganhou força, e hoje, após 5 anos de início do projeto com os idosos, acumulamos títulos como bicampeão municipal (time masculino) e campeão estadual em 2021 e vice campeão brasileiro no campeonato promovido pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado, em 2018”.
A Coordenadora da equipe e também jogadora de vôlei Márcia de Oliveira, 56 anos, disse que usa a atividades para aliviar o stress. “Me ajudou na estrutura física e mental. Eu comecei com 50 anos e depois houve uma transformação e isso é muito gostoso. A alegria dessas pessoas é contagiante, divertidas, gostam de dançar e tudo isso é reflexo do esporte e desse espírito esportivo”, contou ela que é polícia penal.
Edméia Pacheco é uma das treinadoras da equipe e também compartilha a felicidade da vitória. “Essa vitória está se repetindo, já que a equipe também venceu em 2021 e agora de novo, então a medalha é uma vitória para eles e para nós. Ganhamos de 26 equipes e todas eram boas, bem treinadas. E, estudando percebemos que o vôlei adaptado é uma das melhores atividades para o idoso e garante preparação física, postura, memória, disposição e alegria de viver”, explicou ela, que é uma das precursoras do vôlei adaptado em Campo Grande.
Em nome da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Delei Pinheiro prestigiou o ato, no Paço Municipal.