Na manhã deste sábado (8), os 562 cursistas do programa Prófuncionário participaram da aula magna em véspera de formatura, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto encerra em julho, depois de dois anos de curso para os funcionários administrativos concursados da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande.

O Programa Profissional começou em 2007 em Campo Grande e já formou várias turmas. O Pró-Funcionário valoriza e visibiliza o servidor administrativo como um educador.

De acordo com a coordenadora do programa, Cristiane Aparecida, explica como funciona o curso e cada módulo. “Esses módulos ensinam o regimento da escola, o projeto político-pedagógico, eles se inteiraram de tudo que tem dentro da escola, como educadores e não docentes. Cada curso tem 15 módulos e o programa tem carga horária de 1.220 horas”.

Daiana Paixão da Rocha é merendeira na Escola Municipal Y-Juca Pirama e conta sobre o que achou da formação. “O programa é muito bom porque a gente aprende bastante coisa. Minha área é alimentação escolar, então a gente aprendeu muito mais. Aqui estudamos conteúdos, fazemos dinâmica, foi excelente”.

No programa, há quatro divisões: alimentação escolar, onde as merendeiras participam, secretaria escolar, destinado ao secretário escolar; multimeio didático, voltado aos bibliotecários e infraestrutura, para monitores de alunos.

Os cursistas, ao final do curso, têm aumento salarial de 65% no salário, além da bolsa de R$ 150 reais por mês, para o custeio com transporte e alimentação. “Nós temos que ressaltar que a única Prefeitura de Mato Grosso do Sul que está oferecendo o curso para os administrativos de Campo Grande é na nossa cidade e a prefeitura arca com 100% dos custos com os cursistas”, ressaltou Cristiane.

Daniel Souza dos Santos é administrativo da Escola Municipal Elpídio Reis e também participou. “Eu sou parte da infraestrutura e gosto muito do programa porque a gente vê com outros olhos nosso trabalho, aprende a lidar com diversos tipos de situações”.

Segundo o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, ressaltou a importância da formação dos cursistas na formação integral da escola. “E sem os administrativos, a escola não funcionaria. Nós teremos uma formatura que será sensacional para validar e contemplar todo esse tempo de 24 meses de estudo e de trabalho”, conclui.

Fabiana Moreira Borba da Silva é da Emei Pedacinho do Céu. “É um programa que ajuda bastante o funcionário. A gente tem a oportunidade de poder crescer, de estar evoluindo no que a gente faz hoje. Eu sou Secretária Escolar”.