Atendendo ao edital da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), o “Show Musical – Pop e Poesia”, projeto contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) do Ministério da Cultura (MinC), retorna para mais uma série de apresentações. De 2 a 5 de abril, os talentosos músicos e amigos Ju Souc e Jerry Espíndola, passam por quatro escolas municipais, oferecendo uma experiência única aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O projeto foi estrelado pelos artistas anteriormente em quatro escolas municipais da Capital. Eles também realizaram uma apresentação especial na Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS), e agora desenvolvem o trabalho aos alunos da EJA.

Com um repertório selecionado, a plateia tem a oportunidade de ouvir as canções e interagir com os artistas durante a apresentação. Isso porque a proposta do projeto é envolver as pessoas em torno da cultura regional e despertar curiosidade sobre as composições – histórias que, geralmente, ficam restritas ao meio artístico quanto à origem e inspirações que deram forma a cada obra.

Ju Souc relata que nas escolas têm recebido muita receptividade e, por várias vezes, os alunos cantaram e brincaram. “Tem sido uma experiência maravilhosa. Uma troca de conhecimento que, diante da diversidade de público, de idades diferentes, desde jovens até pessoas idosas cantando junto, e alguns só observando e absorvendo a nossa música.”

A dupla inicia as apresentações nesta terça-feira (2), na E.M. Thomaz Guirardelli (Parque Lageado). Em seguida, na quarta-feira (3), é a vez da E.M. Consulesa Margarida Maksoud Trad (Estrela Dalva). Já na quinta-feira (4) e sexta-feira (5), a música toma conta das escolas Profª Maria Regina de Vasconcelos Galvão (Parque Novo Século) e Profª Ione Catarina Gianotti Igydio (Jardim Noroeste), respectivamente.

Os diretores André Moretti e Orlando Peralta, que aguardam a chegada do projeto, têm grandes expectativas. “É importante levar a música e a cultura regional aos alunos da EJA, especialmente aqueles na faixa etária dos 15 aos 25 anos. São jovens que perderam o momento certo de escolaridade por vários motivos. E quando você perde isso, muitas vezes perde o acesso à cultura”, argumenta Moretti.

“A avaliação desse projeto é muito positiva e de extrema relevância porque valoriza o aluno da EJA. Muitos não tiveram a oportunidade de estudar, são pais e avós de família. A proximidade com os artistas é o momento em que o aluno tem para estar em contato com a cultura regional, saber a origem das músicas e conhecer mais do próprio Estado”, frisa o diretor Orlando.

De Délio e Delinha, Almir Sater, Paulinho Simões, Geraldo Roca, Tetê Espíndola até músicas autorais dos próprios proponentes do projeto, a playlist tem envolvido o público. “O que marca dessa vez é que estamos fazendo para alunos do EJA, que é mais variado, com a presença da terceira idade, por sinal muito animada com a apresentação”, destaca Jerry Espíndola.

A secretária de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, ressalta a importância do projeto, lembrando que o acesso à arte e à cultura também estão entre os direitos sociais básicos. “Pop e Poesia leva o conhecimento da música sul-mato-grossense aos estudantes da rede pública. É uma forma de democratizar o acesso às artes, além da valorização e do desenvolvimento da cultura local, levando à população mais vulnerável, transformando locais públicos, como as escolas, em espaços culturais”.

 

 

 

 

#pratodosverem  A matéria possui duas imagens. A foto de capa mostra os artistas Ju Souc e Jerry Espíndola numa quadra de esportes de uma escola municipal junto a alunos da Reme. A dupla está posicionada mais a frente da imagem e agachada. Ju veste regata branca e calça preta, enquanto Jerry está com camiseta vermelha e calça jeans, e com uma das mãos levantadas. Os alunos estão atrás dos artistas em pé. Na segunda imagem, a foto foi tirada num ângulo que mostra os artistas sentados em um banco de costas, tocando violão e os alunos assistindo sentados. Essa foto foi feita no pátio da escola municipal.