A aluna Malu Araújo Azevedo, da Escola Municipal Professora Iracema de Souza Mendonça, do bairro Universitário, em Campo Grande, foi a campeã nacional da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 (ONEE), evento realizado na quarta-feira (27), em Brasília.

A ONEE é promovida pela ANEEL e na cerimônia que consagrou a sul-mato-grossense campeã, teve a entrega de 27 medalhas aos estudantes mais bem colocados na ONEE de cada estado e do Distrito Federal. Além disso, três estudantes com o melhor desempenho geral na Olimpíada receberam prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares a nível nacional.

As inscrições foram abertas há 4 meses voltadas para alunos dos 8º e 9º anos de escolas públicas e privadas, com duas fases. A primeira foi com desafios gameficados e a segunda fase, com desafios escritos.

“Eu acho que essa experiência vai me ajudar muito, especialmente, pelo conhecimento em eficiência energética que obtive nessa olimpíada. Já está sendo muito útil no meu cotidiano. E tenho certeza de que vai ajudar mais ainda no meu futuro como estudante e como profissional”, disse Malu.

Segundo a mãe de Malu, a vendedora Maria Aparecida Ferreira Araújo, a filha sempre foi muito dedicada, focada. “Ela tem o hábito da leitura desde a alfabetização e por aí foi se interessando cada vez mais por estudar, descobriu que gosta mais das exatas. Ela ficou ansiosa com o evento, mas do jeito dela mantendo a calma e o foco. Ela já tinha ganhado a medalha de ouro na competição estadual, e foi para Brasília para competir o nacional. Na primeira etapa para escolher os estaduais, ela já tinha ficado entre os três mais, aí foi pra Brasília e conquistou o prêmio nacional”.

Malu foi a Brasília acompanhada pela mãe, sendo que as duas chegaram na terça-feira (26). “À tarde ela foi fazer a prova do nacional que foi dividida em três etapas durante toda a tarde. E na quarta-feira foi divulgado o resultado em uma cerimônia muito linda no Sesc Lab em Brasília”.

O segundo e terceiro lugares ficaram com os estudantes Aroldo Damasceno, do Ceará, e Pedro Carvalho, de Minas Gerais, respectivamente.

A diretora da escola onde Malu estuda desde a educação infantil, Tânia Leite Checker de Souza, acompanhou a cerimônia que foi transmitida ao vivo e se emocionou quando soube do resultado. “É muito gratificante sabermos que fizemos algo bom nessa vida. A Malu é uma menina de ouro, dedicada e com toda certeza mereceu esse prêmio”.

De acordo com o secretário municipal de Educação Lucas Bitencourt, Campo Grande leva o prêmio nacional por meio de uma aluna da rede pública de ensino. “O projeto fala sobre uma energia limpa e nossa aluna contextualizou isso com o currículo, com as disciplinas também, esse prêmio também reconhece o belíssimo trabalho dos professores, da equipe pedagógica, da direção, em trazer para esse aluno um ser crítico pensante na sociedade”.




#PraTodosVerem : Na capa da matéria há uma da Malu, no momento do recebimento da premiação.