Após anos de espera, aproximadamente 1,5 mil famílias residentes na comunidade Homex, localizada no Jardim Centro-Oeste, região sul de Campo Grande, testemunharam a realização de um sonho na noite dessa segunda-feira, 3 de junho, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Varandas do Campo, região urbana do Anhanduizinho.

Promovendo melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da comunidade Homex, em 61 dias, a concessionária de água e esgoto, Águas Guariroba, realizou a implantação de  14 quilômetros de rede de esgoto e cerca de 15 quilômetros de rede de água.

Este projeto é resultado de anos de estudos de viabilidade de regularização na região, visando atender às necessidades básicas e essenciais das famílias que residem na área. A chegada das redes de água tratada e esgoto representa a valorização da região e indica o avanço rumo à regularização fundiária.

Durante a entrega, a prefeita Adriane reafirmou o compromisso do Executivo com a comunidade, que conta com cerca de 5 mil moradores. “A prefeitura tem acompanhado de perto a realidade das famílias que aqui vivem e com um trabalho participativo, junto à comunidade, elencado prioridades para melhorar a vida dos moradores. Sem dúvidas, água de qualidade e esgoto tratado era uma das prioridades e hoje todos dispõem desse serviço que traz mais qualidade de vida e dignidade às famílias”, disse a prefeita.

Para o vice-presidente da comunidade Homex, Francisco Jailton Guimarães, mais conhecido como ‘Jajá’, as obras de saneamento básico são a realização de um sonho antigo. “Muitos não acreditavam. Eu estou aqui há sete anos e sei o que é a gente precisar se deslocar para pegar água. Agora estamos regulares com água, esgoto e energia. Os moradores esperaram muito por isso”, afirmou Jajá.

Maria Célia, 53 anos, mora na comunidade Homex há cinco anos. Acompanhada da filha e do neto de três anos, Maria compartilhou a felicidade e o alívio após a implantação. “Agora a gente não vive mais naquele sufoco e medo de que não vai ter água. Pelo contrário, agora a gente sabe que tem, que não vai acabar e ainda é de qualidade”, afirmou a moradora.

Vivendo na comunidade há sete anos, Andréa Florentino, 44 anos, se emocionou após entregar os documentos que ainda estavam pendentes e que darão seguimento à regularização fundiária. “Eu estou emocionadíssima, quase operando do coração novamente”, brincou a aposentada. “São sete anos de luta, esperando, e finalmente saiu”, disse.

Comunidade Homex

A comunidade Homex abrigava desde 2013 cerca de 1,5 mil famílias em condições irregulares de moradia. Em março do ano passado, a Prefeitura de Campo Grande sancionou o Projeto de Lei nº 10.885/2023, que regulariza a área fundiária da Homex, colocando fim ao drama vivido pelos moradores que aguardavam o desfecho há mais de uma década.

No local, a Emha já iniciou os trabalhos de georreferenciamento, levantamento topográfico, e finalizou a selagem das moradias e a captação da documentação necessária para a abertura dos processos individuais de regularização fundiária. A expectativa é de que todo o processo seja concluído até o final deste ano.

Para o diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), Claudio Marques, a regularização da comunidade Homex é referência. “A Homex é a maior regularização da história do Mato Grosso do Sul. Uma regularização que, para muitos, era impossível está se tornando realidade. A questão da energia elétrica foi resolvida, a água e a rede de esgoto já foram instaladas e o próximo passo é o documento da regularização fundiária na mão das famílias”, afirmou.