A capital de Mato Grosso do Sul vive um momento ímpar na promoção de uma nova logística regional assumindo o protagonismo na construção de uma estrutura de interligação com o Mercosul e o corredor bioceânico. Ações implementadas nos últimos anos pelo Município fortaleceram esse cenário, consolidando Campo Grande a capital das oportunidades. Mais um passo foi dado neste sentido, com a abertura de um espaço internacional, o CGR BUSINESS SPACE, instalado nos altos da Afonso Pena, para garantir que empresários de outros estados e países possam se reunir para relações comerciais com os empreendedores da Capital.

Destinado a cooworking de negócios, tecnologia, turismo e cultura, o novo espaço da Prefeitura abriu as portas oficialmente nesta terça-feira (30). Durante o evento de lançamento, a prefeita Adriane Lopes destacou o novo perfil da Capital, que caminha a passos largos para se tornar a alternativa mais eficiente e econômica para o escoamento da produção brasileira. “Há 4 meses eu falava em transformar Campo Grande na capital das oportunidades. Hoje, eu declaro, neste evento, que Campo Grande já é a capital das oportunidades, no centro-oeste, no Brasil e no mundo”.

“O escritório é a materialização deste novo tempo”, declarou a chefe do Executivo. Em agradecimento à parceria público-privada, Adriane reafirmou que uma gestão não alcança grandes distâncias sozinha. “Estamos juntos porque entendo que sozinhos não vamos a lugar nenhum. E o escritório internacional será utilizado para todas as tratativas de crescimento, avanço e desenvolvimento econômico da Capital”.

Intitulado CGR BUSINESS SPACE – Espaço Internacional, a parceria para implantação da sala de internacionalização foi bem recebida pelo empresário, Luciane Kenzo do Grupo The Place. “Estamos disponibilizando nossos espaços e felizes em participar deste projeto, que vai receber os empresários e fomentar novos negócios”, comenta ele, que atua também em Sorocaba-SP com essa modalidade de parcerias.

O ministro diplomata das Relações Exteriores João Carlos Parkinson de Castro, que está em Campo Grande nesta semana, participou do evento e falou da evolução dos projetos desenvolvidos na cidade. “Campo Grande está no caminho certo e está dentro de um contexto maior que é o desenvolvimento das Rotas e a integração entre países. Essa iniciativa é um farol para ações futuras que virão com parques tecnológicos e a cooperação com empresas estrangeiras”.

Na solenidade, o Governador de Concepcion – Paraguai Edgar Lopez, disse que o espaço vai colaborar com o andamento das ações de cidades irmãs. “Facilitará nossa vinda a Campo Grande e vamos poder conhecer os empresários locais e suas potencialidades, para trocarmos produtos e tecnologias”.

No ramo de transporte portuário, o engenheiro Erlon Gomes Minella comentou as facilidades das rotas de integração. “Temos navios que saem da Rússia, principalmente de Vladivostok, que têm que fazer todo o contorno da América para chegar lá no porto do sul do Brasil. Com a Rota eu consigo chegar diretamente em uma linha reta até vocês e esse é apenas um dos benefícios dessa conexão, que vai proporcionar um grande ganho para todos nós brasileiros”.

A agenda contou com a participação de uma delegação de Quebec – Canadá e empresários de Santa Catarina, Campo Grande e Jaraguari.

 Agendamento

O novo ambiente, localizado na Avenida Afonso Pena, 4785 – Santa Fé, vai funcionar por meio de agendamento no site da Prefeitura https://www.campogrande.ms.gov.br/sidagro/canais/cgr-business-space/  . A estrutura conta com sala de recepção, sala de reunião com mesas e cadeiras, TV para apresentação, wi-fi, impressora e uma área para café com frigobar.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, defendeu que Campo Grande conta com infraestrutura, mão de obra qualificada e uma diversificada atividade produtiva. “Considerando a sua localização estratégica, a cidade é a porta de entrada para o Mercosul, estimulando a integração regional e o comércio internacional. Ademais, a Capital da RILA, conecta o Brasil, via pacífico, aos principais consumidores de commodities do mundo e também aos grandes pólos de tecnologia da Ásia e da América do Norte”.

A solenidade é parte da programação comemorativa dos 123 anos da Capital.