85ª Expogrande: Artesanato e Gastronomia do Cerrado ganham destaque no estande da Prefeitura

Neste domingo (6), o estande da Prefeitura Municipal de Campo Grande na Expogrande contou com uma programação especial voltada à valorização da arte e da cultura regional, promovida pela Secretaria-Executiva de Cultura (Secult). O público presente pôde prestigiar uma diversificada exposição de artesanato, quadros e peças produzidas por artistas e artesãos locais, além de uma mostra de gastronomia seca, que apresentou sabores típicos e elementos da identidade cultural sul-mato-grossense.
Um dos participantes da ação foi o produtor Álvaro Queiroz de Souza, conhecido pela produção artesanal de conservas de pimentas e legumes. Ele destacou a relevância da iniciativa e o impacto positivo da visibilidade proporcionada pelo evento.
“Somos muito gratos por poder fazer parte de um evento como este. Sabemos a visibilidade que o espaço tem, a tradição da Expogrande e poder mostrar nossa marca aqui, com certeza agrega muito”, afirmou.
Leila Oliveira, empreendedora que trabalha com a produção de geleias – tanto tradicionais quanto com frutos do Cerrado – também participou da exposição. Para ela, eventos culturais são fundamentais para fomentar o comércio local e fortalecer os pequenos negócios.
“Eu acredito que esses eventos, exposição, festivais, feiras culturais, são muito importantes para gente poder divulgar e vender nossos produtos artesanais. A prefeitura está de parabéns”, declarou.
Outro participante foi a Zitrus, marca de licores artesanais idealizada por Gláucia Batista. A produtora ressaltou que a participação na Expogrande representa uma oportunidade estratégica de aproximação com o público e expansão de mercado.
“Nós produzimos um licor artesanal de cachaça, limão e mel do Pantanal e do Cerrado. Estar aqui no estande da prefeitura para gente é mais uma oportunidade além de divulgação do nosso produto, de poder fazer com que eles cheguem pra mais pessoas, pra que a gente ingresse de uma forma mais ampla no mercado, então é imprescindível e assim agradeço muito o apoio da prefeitura”, pontuou.
Além das produções artesanais e gastronômicas, a Secult levou ao evento a exposição “Povos da Terra”, do artista Geva. A mostra apresenta aspectos da cultura dos povos originários do Brasil, promovendo reflexão e valorização da diversidade étnica.
“Essa exposição traz um pouco de algumas etnias dos povos originários brasileiros. Nós resolvemos trazer essa exposição, com o objetivo de oportunizar aos visitantes, conhecer um pouquinho dos artigos, dos produtos da nossa cultura regional, mas também um pouquinho dessa arte dos indígenas que faz uma reflexão acerca desses povos. É uma exposição que já esteve na Casa de Cultura também, que foi sucesso e agora trouxemos para cá”, explicou o gestor da Casa de Cultura de Campo Grande, Diego Torraca.
O evento também contou com a apresentação musical de Marlon Maciel e Grupo Trem Pantaneiro com repertório repleto de clássicos da música sul-mato-grossense que vão de chamamés a vaneiras fazendo relembrar as épocas de ouro dos bailões na Capital.
O estande da Prefeitura funciona diariamente das 9h às 21h durante a Expogrande, com uma programação gratuita composta por palestras, oficinas e workshops. As atividades têm como foco a inovação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento econômico, aproximando a gestão municipal da população e dos setores produtivos.
#PraTodosVerem: Na matéria há 6 imagens. A primeira, utilizada como capa, mostra a fachada do estande da Prefeitura, na Expogrande e um grande número de pessoas transitando na região; a segunda imagem é do produtor Álvaro Queiroz de Souza; a terceira fotografia mostra a expositora Leila Oliveira; a quarta foto é da empreendedora, Gláucia Batista; a quinta foto mostra algumas das obras que compõem a exposição “Povos da Terra”, do artista Geva; a sexta fotografia é um registro do músico Marlon Maciel, ao lado do Grupo Trem Pantaneiro;