Maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. Por isso, a Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza durante a tarde desta quinta-feira (16), na Praça Ary Coelho, panfletagem e orientação sobre a data importante.

De acordo com a Chefe da Divisão de Acompanhamento e Apoio Escolar da Semed, Monica Cristina Silvano, 18 de maio ficou conhecido como o dia da conscientização, da importância de cuidar e manter as crianças a salvo contra o abuso sexual e a violência. “Há muitas formas de violência, mas o abuso sexual é uma questão que acontece velada, de forma quieta, que a criança sofre e muitas vezes ela não fala, muitas vezes ela não consegue externar que ela está vivendo essa violência. Então esse dia ficou marcado como um dia trágico, mas também um dia para a gente trabalhar a conscientização”.

Segundo a secretária adjunta da Semed, Maria Lúcia de Oliveira, a ação também acontece durante todo o ano letivo a prevenção com palestras e métodos de conscientização para as escolas da Reme. “Os trabalhos feitos nas escolas do município são para mostrar que o aluno está seguro em compartilhar sua história com os responsáveis nas escolas. Também trabalhamos durante o ano em parceria com a Guarda Civil Metropolitana que desenvolve um trabalho com palestras educativas sobre esse e outros assuntos”.

Ana Caroline Kalache é conselheira tutelar da região do Bandeira, na Capital, e participou do evento. “O Conselho Tutelar está sempre presente em todas as atividades ligadas a qualquer situação que envolva criança e adolescente. Especificamente, estamos no mês do Maio Laranja e fazendo a referência do 18 de maio que é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual. A data é sempre importante, uma vez que a gente precisa conscientizar e mostrar a real necessidade da gente denunciar qualquer situação de violência sexual contra nossas crianças e adolescentes”.

Dia 18 de maio ficou marcado, pois em 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). Em 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje. A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.