Na noite dessa quinta-feira (5), tomaram posse os 13 procuradores do Município de Campo Grande, aprovados em concurso público da Prefeitura. A solenidade, um marco, por se tratar do primeiro concurso público para a área em mais de vinte anos, aconteceu no auditório da OAB/MS e contou com a presença de autoridades, familiares dos empossados, além dos procuradores em exercício.

“É uma honra poder empossá-los neste momento em que Campo Grande passa por grandes transformações, um tempo muito oportuno, de crescimento, de expansão. E tenho certeza que os novos procuradores darão uma contribuição importante para que possamos avançar ainda mais na eficiência e na eficácia da gestão”, declarou a prefeita Adriane Lopes, que foi recebida pelos presentes não somente como chefe do executivo municipal, mas também advogada.

Antes das formalidades, o procurador-geral do município, Alexandre Avalo Santana explicou os motivos para a realização da posse festiva. “O concurso teve início em 2020, com a realização de várias provas e uma primeira leva de procuradores aprovados tomou posse em meio à pandemia. Naquele período pandêmico, com distanciamento, onde era proibido, inclusive, apertar as mãos, dar abraços, rostos e sorrisos cobertos pelas máscaras. Agora, fora do período mais severo da pandemia, com a chamada de novos procuradores, por conta de aposentadoria de alguns colegas e saída de outros, decidimos realizar esse ato simbólico em homenagem a todos os 13 aprovados”.

Avalo registrou ainda a importância do legado deixado pelos procuradores que ajudaram a escrever a história da procuradoria de Campo Grande. “O último concurso para o cargo havia sido há muitos e muitos anos, quando a realidade da nossa Capital era absolutamente adversa da atual, e quero destacar o trabalho aguerrido e brilhante que as procuradoras e procuradores desempenharam nestes anos à frente da procuradoria. Sabemos que a carreira é composta por profissionais comprometidos, combativos e dedicados e merecem todo nosso reconhecimento”.

Atualmente, Campo Grande conta com 33 procuradores em exercício que lideram equipes de assessoria jurídica compostas por mais de 200 bacharéis de Direito que assessoram o município nas demandas pertinentes a área jurídica.

Sangue novo e sonho realizado

“A posse desses novos procuradores é uma medida muito positiva por parte da prefeita Adriane Lopes, colocando sangue novo na procuradoria. Tenho certeza que vai trazer uma grande contribuição na melhoria do trabalho prestado à população”, disse o Procurador-Geral Adjunto, Marcelino Pereira dos Santos.

Procuradora há 31 anos, Samia Roges Jordy Barbieri classificou a chegada dos novos colegas como a materialização de um sonho. “A procuradoria e a cidade cresceram muito, nós víamos a necessidade urgente de ter novos procuradores e a gente sonhou muito com esse momento e agora vemos a materialização desse sonho”.

 

A visão de quem chega

“A Procuradoria forte com a chegada de novos procuradores é sinônimo do interesse público preservado e é gratificante lutar e prezar pelos interesses de Campo Grande”, disse a piauiense Raquel da Silva Borges (31), procuradora empossada em 2020, que se diz “encantada com a florada dos ipês e a beleza das araras da Capital Morena”, completou.

O recifense Francisco Ivo Dantas Cavalcante Filho (32) se diz apaixonado por Campo Grande e muito feliz por poder contribuir para o progresso da Capital. “Quando a gente começa a trabalhar na área, a gente vê que não é sobre nós, mas sobre os outros. Tenho certeza que será algo desafiador, mas muito prazeroso poder me dedicar a essa cidade que já adotei como minha terra”.

De Passo Fundo-RS, a procuradora Mayza Kozloski (34) também se rendeu às belezas da cidade. “É uma cidade maravilhosa. Lembro que, quando cheguei para a primeira fase do concurso, liguei para minha família e contei como era linda e o quanto eu gostaria de morar aqui. Hoje esse sonho se realiza e me sinto muito honrada em poder contribuir com o município e a coletividade”.

Sensibilidade e Reconhecimento

Presente à solenidade, a procuradora-geral de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia destacou o papel da procuradoria na defesa do interesse público e exaltou o olhar sensível da gestão municipal ao empossar os novos procuradores. “A advocacia pública está presente na vida de cada cidadão, na construção de políticas públicas, assessorando o gestor na tomada de decisão para que ela seja a mais adequada possível para atender o bem comum e com isso, impactando positivamente a vida da população. O ingresso desses novos procuradores do município de Campo Grande representa um olhar muito especial da gestão, na busca pelo constante aprimoramento da entrega do serviço público”.

Em seu pronunciamento, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Bitto Pereira, falou do sacerdócio exercido pelos advogados e advogadas na manutenção de uma democracia plena.  “Toda democracia forte exige respeito à atividade da advocacia e a OAB é sim a casa da advocacia privada e da advocacia pública. Um advogado será sempre advogado. Hoje nós temos uma feliz coincidência porque a autoridade máxima do município, a prefeita Adriane Lopes também é advogada, de modo que saúdo a vossa excelência duplamente por estar na sua casa e sempre será aqui muito bem recebida”.

O desembargador Sérgio Fernandes Martins, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, relembrou o período que atuou na Procuradoria Municipal de Campo Grande e ressaltou o compromisso da administração municipal com a valorização da advocacia pública. “Passei oito anos, do início de 1997 e final de 2004, exercendo as funções de procurador-geral do município e é muito bom estar aqui na casa do advogado para um momento tão especial. A prefeita Adriane Lopes está aí mostrando que tem um compromisso com a advocacia pública, com os procuradores municipais, empossando novos procuradores”.