Parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Campo Grande irá viabilizar o início das obras do primeiro trecho do novo acesso às Moreninhas. A assinatura da ordem de serviço foi nesta quarta-feira (26) durante ato com a presença do governador Reinaldo Azambuja e da prefeita Adriane Lopes. Serão investidos R$ 42,9 milhões nesta etapa que abrange a  execução de 9.346,74 metros de drenagem, 2,2km de ciclovia, 10 km de pavimentação e 4,5 km de recapeamento.

A intervenção será a abertura de um novo caminho de entrada e saída por meio da avenida Alto da Serra. O governador Reinaldo Azambuja explicou que o acesso vai melhorar o tráfego na região Sul de Campo Grande e que o dinheiro já está na conta. “Esse novo acesso às Moreninhas é uma obra estruturante, uma obra de pavimentação, drenagem de águas pluviais, alargamento, que dá um novo conforto, principalmente o ir e vir no horário de pico, intenso de veículos. Esse acesso vai interligar outros bairros e regiões importantes”, disse.

A prefeita Adriane Lopes lembrou que o investimento é uma solicitação de anos dos moradores de Campo Grande. “A população aguarda há alguns anos esse novo acesso que vai trazer mais tranquilidade na ida ao trabalho, no retorno, e também a expansão do bairro, o desenvolvimento chegando com mais força, nessa parceria, nessa construção. Os moradores da região aguardavam ansiosos por essa obra”.

O projeto executivo, contratado pela Prefeitura, prevê o recapeamento, duplicação e o prolongamento da Rua Alto da Serra até a Avenida Gury Marques, já no Santa Felicidade.  Hoje a via tem uma pista, se estende por 2.780 metros, começa no Bairro Nova Capital, atravessa a Moreninha 2 e termina na Rua Minas Novas, trecho que será duplicado e recapeado. Está previsto o prolongamento (com duas pistas) até a Avenida Gury Marques, extensão de 2.490 metros.

O projeto contempla também a conclusão da infraestrutura no Cidade Morena, bairro que faz divisa com as Moreninhas. Estão programados 6,3 km de pavimentação, abrangendo todas as ruas transversais à Minas Nova (Buenópolis, Ubirajara Guarani e Inconfidente) e trechos das vias paralelas: Equipe Gugelmin, Crispim Moura, Bento de Souza, Osni Moura, Camocim, Floreal, Joaquim Leonardo, Travessa Manoel José Toledo, Israelândia, Jaguariuana, Salmorão, Cana Verde , Equipe Barrichello e Via Lateral. Nesta região será aberta uma pista adicional na Avenida Gury Marques que ainda  terá um trecho de  1.550 metros recapeado.

No Bairro Cidade Morena, a Prefeitura já implantou  1,5 km de drenagem e 203 metros de galerias celulares. Toda esta estrutura capta a enxurrada que desce das Moreninhas e da drenagem implantada na parte do bairro que já foi asfaltada, passa sob a Gury Marques, onde foi feita uma travessia, antes de desaguar no Córrego Gameleira que recebeu 230 metros cúbicos de gabião.

Segundo a prefeita Adriane Lopes, a parceria com o Governo do Estado vai viabilizar também a implantação do trecho complementar do novo acesso às Moreninhas, entre as ruas Alto da Serra e a Avenida Guaicurus. O traçado se estende por 6,7 km, a partir da Rua Salomão Abdala, prevê a construção de uma ponte, 5,5 metros de drenagem e 2,9 km de ciclovia. A nova avenida se conectará com a Avenida Rita Vieira (inaugurada ano passado) na margem direita (sentido macro anel/Gury Marques) da Avenida Guaicurus.

“Vamos dar continuidade a parceria com o Governo do Estado iniciada em 2017, que rendeu frutos em favor da população de Campo Grande”, comentou a prefeita de Campo Grande. Nos últimos 6 anos o Estado, só para a área de infraestrutura, garantiu o repasse de R$ 75 milhões, recurso aplicado na manutenção da malha viária (tapa buraco e recapeamento), contrapartida de obras de pavimentação, além do recapeamento da Avenida Mato Grosso e a duplicação da Euler de Azevedo.

Outra obra

Além do 1º lote das obras do novo acesso das Moreninhas, foi assinada também nesta quarta-feira a ordem de serviço para duplicação e recapeamento da Avenida dos Cafezais, principal ligação viária da saída de São Paulo (Avenida Gury Marques), com os bairros Paulo Coelho Machado, Jardim Canguru e Los Angeles

Na Avenida dos Cafezais, o projeto prevê a duplicação de um trecho de 1,5 km (entre a Avenida Gury Marques  e a Rua Delegado Hartmann) e o recapeamento de 6,2 km de toda extensão até a Rua Engenheiro Paulo Frontin (acesso ao Los Angeles).