A festa de aniversário de Campo Grande começou mais cedo, com uma bela noite de muita música na Praça do Rádio nessa noite de quinta-feira (25). Centenas de campo-grandenses cantaram e se emocionaram com sucessos de Marcelo Loureiro, Geraldo Espíndola e Renato Teixeira, no show Saudações Pantaneiras. O evento celebra os 123 anos da Capital.

Tão logo o sol se pôs, o público começou a ocupar as cadeiras montadas em frente à Concha Acústica Família Espíndola. A criançada aproveitou para se divertir com os brinquedos infláveis disponibilizados pelo Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), que levou também pinturas faciais e entregou muita pipoca e algodão-doce.

Por volta das 19h30, as brincadeiras deram lugar aos primeiros acordes do músico Marcelo Loureiro, que abriu os trabalhos da noite com uma sequência de canções instrumentais que demonstravam seu talento com as cordas. Do violão à viola, passando pelo charango e a harpa paraguaia, Loureiro levou as raízes sul-mato-grossenses de seu trabalho à praça e deu um show à parte com sua técnica apurada e solos de arrepiar.

Na sequência, ele convocou outra referência da música regional para acompanhá-lo no restante da apresentação: o cantor e compositor Geraldo Espíndola. Geraldo assumiu os vocais e animou os presentes com clássicos autorais – entre elas a famosa “Vida Cigana” – e releituras de sucessos da música brasileira.

Ao fim do show da dupla, a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes, acompanhada do secretário municipal de Cultura e Turismo Max Freitas, e da Banda Municipal Ulisses Conceição, ocupou a concha acústica para agradecer à presença de todos e puxar o canto de “Parabéns pra você” junto da orquestra. Uma linda queima de fogos iluminou o céu da região central para deixar o momento ainda mais especial.

“Que noite linda! É uma noite muito especial e muito importante, véspera dos 123 anos da nossa amada Capital. Estamos trabalhando todos os dias para que Campo Grande cresça, se desenvolva ainda mais e seja reconhecida como a capital das oportunidades no Centro-Oeste. As nossas equipes estão pontualmente nas sete regiões e nos dois distritos levando aquilo que é o anseio de cada morador – e isso inclui cultura, lazer e entretenimento. Parabéns para a nossa cidade querida e todos aqueles que a escolheram para viver”, celebrou a Prefeita Adriane Lopes.

O secretário municipal de Cultura lembrou que todas as regiões da cidade foram incluídas na programação cultural de aniversário. “Nós vamos passar pelas sete regiões de Campo Grande – amanhã [26] nós vamos estar no Nova Lima – com tudo que estamos tendo nessa praça. Vai ter dança, música e teatro, porque a festa é para a nossa cidade, para os campo-grandenses e para vocês, sul-mato-grossenses. Vem muito mais por aí, com muita cultura e turismo para a Cidade Morena”, garantiu o secretário. O Festival Campo Grande em Ação já passou pela região do Prosa.

Para encerrar a festa, Renato Teixeira e banda subiram ao palco e superaram as expectativas da plateia. Hits como “Frete”, eternizada como tema do seriado “Carga Pesada”, “Chalana”, “Um Violeiro Toca” e “Romaria” fizeram todo mundo cantar em uma só voz. Os fãs da novela “Pantanal” – remake da TV Globo que conta com a filha de Renato, Isabel Teixeira, em seu elenco – foram agraciados ainda com a música mais pedida por ‘Zé Leôncio’: “Cavalo Preto”.

Antônio Marques, 51 anos, morador do Bairro São Francisco, filmou essa e várias outras canções para guardar de recordação. Ele chegou cedo, acompanhado dos dois filhos, e disse que sempre costuma participar de eventos no local. “Eu estava meio assustado com a pandemia, mas gosto muito de vir até a praça e agora está mais tranquilo”. O campo-grandense fez questão de prestigiar a festa de sua cidade natal e acompanhou as três apresentações. “Sensacional! Não tinha presente melhor para nós. Parabéns para quem escolheu os shows. Sou muito fã do Geraldo e até por isso já trouxe meus filhos para conhecerem”, afirmou.

O advogado Gabriel Gallani, de 27 anos, também era só elogios para o Saudações Pantaneiras. “Está sendo um show muito bonito, com uma boa organização. Muito legal abrir espaços públicos para a população e ter a volta desses eventos”. Ele ressaltou a inovação de Marcelo Loureiro ao tocar vários instrumentos diferentes e o repertório que Renato Teixeira trouxe na noite de ontem. “A minha favorita ele [Renato] já tocou: eu gosto muito de ‘Amora’. É uma música muito bonita e que eu gosto desde pequeno, então o que eu queria escutar eu já escutei, mas vou continuar até o fim porque o clima está muito gostoso”, finalizou.