Espaço público do artesanato há 22 anos, Praça dos Imigrantes será revitalizada pela prefeitura
Depois de 22 anos, a Praça dos Imigrantes, localizada no quadrilátero formado pelas ruas Rui Barbosa, Barão Melgaço, Joaquim Murtinho e Rua dos Imigrantes, passará por uma completa revitalização. Nesta sexta-feira (24) foi publicado o edital da licitação que estabelece a abertura e habilitação das propostas das empresas participantes no próximo dia 28 de julho. A previsão é que sejam investidos R$ 268.262,25 no logradouro de 3.006 metros quadrados, que desde o ano 2000 é um espaço público dedicado a comercialização de artesanatos, gerenciado pela Associação dos Artesãos. Foram colocados lixeiras na Rua Rui Barbosa.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), novo calçamento do piso, substituição da rede elétrica, reforma dos banheiros e construção de mais outros dois. Estão previstas adequações para acessibilidade nas rampas para pessoas com necessidades especiais, projeto paisagístico , reforma dos bancos, reconstrução de muretas. Será pintada a estrutura das 30 lojas onde 80 artesãos comercializam o que produzem.
“Esta reforma chegou em boa hora. Acredito que vai ajudar a melhorar ainda mais o movimento e recuperar os dois anos de atividades interrompidas pela pandemia”, conta dona Regiane Ribeiro Rosa. Como parte do Reviva Mais Campo Grande, o entorno da praça foi recapeado (Rui Barbosa, Barão do Melgaço e Rua dos Imigrantes), as calçadas foram refeitas, a iluminação pública foi reforçada e houve o plantio de árvores.
Espaço histórico
A Praça dos Imigrantes é palco da história de Campo Grande desde 1888, quando sediava casamentos, desfiles, e servia de estacionamento para carros de boi. Em 1912, a Praça recebeu a denominação de Costa Marque, em homenagem ao Governador do Estado que, pela primeira vez, visitava o povoado.
A primeira urbanização do seu local aconteceu da Administração Marcílio de Oliveira Lima (1955 – 1959).
Com o passar dos anos, ficou conhecida como Praça dos Imigrantes, enaltecendo a dedicação e a obra de pessoas de todas as partes do mundo que escolheram Campo Grande para viver. Em 2000 a Praça foi totalmente revitalizada e adaptada para funcionar também como Feira dos Artesãos.
Toda área de 3066,45 m² recebeu novo piso, paisagismo, iluminação e diversos equipamentos para uso coletivo, bancos, palco, sanitários e pátio para convívio.
A Praça ganhou dois painéis: o Mosaico de Márcia Gomes, contém escritas em japonês e árabe, retrata símbolos da história integrados às bandeiras de Portugal, Espanha, Bolívia, Itália e Paraguai.
No local pode ser encontrado o mais variado tipo de artesanato e trabalhos manuais, tais como: cerâmica, couro, arte indígena, arte em mosaico, trabalhos em biscuit, madeira, tecelagem, bordados e pinturas diversas, bijuterias, licor de pequi entre outros. Funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas e aos sábados até o meio-dia.
A praça tem lanchonete e estacionamento para ônibus de turismo. Toda quinta-feira acontece uma apresentação musical promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.