Começa pela Brilhante corredor que vai reduzir em 25% tempo de viagem de ônibus
Com a entrada em funcionamento nesta segunda-feira (18) do primeiro trecho do Corredor Sudoeste do Transporte Coletivo, nas ruas Guia Lopes /Brilhante/ Marechal Deodoro, a Prefeitura de Campo Grande começa a implantar o projeto de mobilidade urbana, que vai reduzir em 25% o tempo médio do trajeto de ônibus centro/bairro e bairro/centro. Quando toda a malha de corredores, com mais de 54 km, estiver funcionando, a expectativa é que a velocidade média dos ônibus passa de 16 para 20 km/h. Este primeiro trecho, de 3,5 km, liga a Avenida Afonso Pena ao Terminal Bandeirantes.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, e o diretor geral da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine Bruno, passaram boa parte da manhã acompanhando a entrada em funcionamento do corredor. Agentes de trânsito estão postados ao longo do trajeto para orientar os motoristas. A partir de agora será proibido o estacionamento na pista reservada aos ônibus. Também não está autorizada a conversão à esquerda em 5 esquinas onde foram construídas as estações de embarque e desembarque.
Os usuários do transporte coletivo receberam com otimismo o funcionamento dos corredores. ” Os pontos são confortáveis, têm cobertura que protege do sol e da chuva”, avaliou o aposentado Valdir Rodrigues, que aguardava a chegada do ônibus Centro/Lageado, na estação na esquina das Guia Lopes com a Paissandu.
Circulam diariamente pelo corredor colocado em funcionamento nesta segunda-feira, 45 ônibus de 6 linhas (Caiobá /Aero Rancho, Centro /Santa Emília , Centro/Lageado , Aero Rancho /General Osório , Bandeirantes/Nova Bahia e Aero Rancho /Nova Bahia).
Outros trechos
De acordo com o secretário Rudi Fioresi, nos próximos dias serão retomadas as obras do trecho complementar do Corredor Sudoeste, ligação entre os terminais Bandeirante e Aero Rancho pela Avenida Marechal Deodoro. O trecho de 5,2 km já foi recapeado, falta concluir as estações de transbordo e reordenar o trânsito no Trevo Imbirussu.
Na Avenida Bandeirantes, trecho final da ligação bairro /centro do corredor, está pronto o recapeamento, a sinalização está quase pronta, e será feita uma nova licitação para a construção das sete estações planejadas. Já está pronto o corredor da Rua Bahia, entre Afonso Pena e a Coronel Antonino, onde só falta a construção das estações de embarque. Estão em andamento as obras dos corredores da Avenida Calógeras e da Rui Barbosa.